15 Ideias de Atividades (BNCC) para deficientes

1. Jogo de Memória Inclusivo

Desenvolva um jogo de memória utilizando cartas com imagens que representem diferentes profissões e atividades do cotidiano. Os alunos podem trabalhar em duplas, promovendo a interação e a inclusão. Essa atividade estimula a memória e a socialização, sendo adequada para alunos com deficiência intelectual. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias com Recursos Visuais

Utilize livros ilustrados e recursos audiovisuais para contar histórias. Os alunos podem participar da narração, utilizando fantoches ou objetos que representem os personagens. Essa atividade é excelente para desenvolver a linguagem e a criatividade, especialmente para alunos com deficiência auditiva. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Atividades de Artes Plásticas com Materiais Recicláveis

Proponha a criação de obras de arte utilizando materiais recicláveis. Os alunos podem explorar diferentes texturas e formas, estimulando a criatividade e a consciência ambiental. Essa atividade é inclusiva, pois permite a participação de todos, independentemente de suas habilidades motoras. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Dança e Movimento Adaptados

Organize uma aula de dança que inclua movimentos adaptados para alunos com diferentes tipos de deficiência. A música pode ser escolhida em conjunto com os alunos, e a atividade pode ser realizada em grupo, promovendo a inclusão e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF01.

5. Jogos de Tabuleiro Colaborativos

Crie jogos de tabuleiro que incentivem a colaboração entre os alunos. Os jogos podem ser adaptados para incluir regras que favoreçam a participação de todos, promovendo o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15MA01.

6. Experimentos Científicos Simples

Realize experimentos científicos simples que possam ser realizados em grupo. Os alunos podem observar reações químicas ou fenômenos naturais, estimulando a curiosidade e o aprendizado prático. Essa atividade é inclusiva e pode ser adaptada para diferentes níveis de compreensão. Habilidade BNCC: EF15CI01.

7. Criação de um Jornal da Turma

Proponha a criação de um jornal da turma, onde os alunos podem escrever sobre suas experiências e interesses. Essa atividade estimula a escrita e a leitura, além de promover a inclusão ao permitir que todos compartilhem suas histórias. Habilidade BNCC: EF15LP03.

8. Atividades de Jardinagem

Organize uma atividade de jardinagem, onde os alunos podem plantar e cuidar de plantas. Essa atividade é terapêutica e promove a responsabilidade, além de ser uma excelente forma de trabalhar a educação ambiental. Habilidade BNCC: EF15CI02.

9. Teatro de Fantoches

Realize uma atividade de teatro de fantoches, onde os alunos podem criar suas próprias histórias e personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão verbal, sendo especialmente benéfica para alunos com dificuldades de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

10. Atividades de Culinária

Proponha uma atividade de culinária, onde os alunos podem preparar receitas simples. Essa atividade promove a autonomia e o trabalho em equipe, além de ser uma oportunidade para trabalhar matemática e ciências de forma prática. Habilidade BNCC: EF15MA02.