15 Ideias de Atividades (BNCC) psicomotricidade educação física

1. Jogo da Memória Corporal

O Jogo da Memória Corporal é uma atividade que estimula a memória e a percepção corporal dos alunos. Os alunos devem formar pares de movimentos ou posições corporais, como saltos, giros ou posturas específicas. Essa atividade pode ser realizada em duplas ou grupos, onde cada aluno deve imitar o movimento do colega. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01, que aborda a percepção e a expressão corporal.

2. Circuito de Psicomotricidade

Um circuito de psicomotricidade pode ser montado com diferentes estações que envolvem saltos, corridas, rastejamento e equilíbrio. Os alunos devem passar por cada estação, realizando as atividades propostas. Essa prática desenvolve habilidades motoras e a coordenação. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF02, que trata do desenvolvimento motor e da coordenação.

3. Dança das Cadeiras

A Dança das Cadeiras é uma atividade lúdica que promove a socialização e o desenvolvimento motor. Os alunos dançam ao som de músicas e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. Essa atividade estimula a agilidade e a percepção espacial. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF03, que envolve a dança e a expressão corporal.

4. Corrida do Saco

A Corrida do Saco é uma atividade divertida que trabalha a coordenação e o equilíbrio. Os alunos devem se colocar dentro de sacos e realizar uma corrida até a linha de chegada. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a competição saudável. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF04, que aborda o desenvolvimento da coordenação motora.

5. Estátua

A atividade de Estátua consiste em tocar uma música e, quando a música parar, os alunos devem congelar na posição em que estão. Essa atividade ajuda a desenvolver o controle corporal e a concentração. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF05, que trata do controle motor e da atenção.

6. Pular Corda

Pular corda é uma atividade que pode ser realizada individualmente ou em grupos. Os alunos devem pular a corda em diferentes ritmos e estilos, o que ajuda a desenvolver a coordenação e a resistência. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF06, que envolve o desenvolvimento da resistência e da coordenação.

7. Brincadeira de Roda

A Brincadeira de Roda é uma atividade que promove a interação social e o desenvolvimento motor. Os alunos formam uma roda e cantam músicas enquanto realizam movimentos específicos. Essa atividade estimula a memória e a coordenação. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF07, que aborda a expressão cultural e a socialização.

8. Caça ao Tesouro

A Caça ao Tesouro é uma atividade que pode ser adaptada para incluir desafios físicos, como correr, pular e rastejar. Os alunos devem seguir pistas que os levam a encontrar um “tesouro” escondido. Essa atividade estimula a resolução de problemas e a atividade física. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF08, que trata da resolução de problemas e do trabalho em equipe.

9. Jogos de Equilíbrio

Os Jogos de Equilíbrio podem incluir atividades como andar sobre uma linha, equilibrar objetos na cabeça ou realizar poses de yoga. Essas atividades ajudam a desenvolver a consciência corporal e o equilíbrio. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF09, que aborda o equilíbrio e a consciência corporal.

10. Atividades com Bola

Atividades com bola, como queimada ou futebol, são excelentes para desenvolver habilidades motoras e promover o trabalho em equipe. Os alunos podem praticar passes, chutes e dribles, melhorando a coordenação e a agilidade. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF10, que trata do desenvolvimento de habilidades motoras em jogos coletivos.