15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física para 2º ano

1. Jogo da Memória com Movimentos

Utilize cartões com imagens de diferentes movimentos corporais, como saltar, correr, girar e agachar. Os alunos devem encontrar os pares e, ao fazê-lo, realizar o movimento correspondente. Essa atividade promove a memória e a consciência corporal, além de estimular a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EF02EF01.

2. Corrida de Revezamento

Divida a turma em equipes e organize uma corrida de revezamento. Cada aluno deve correr uma distância determinada e passar um bastão para o próximo. Essa atividade desenvolve a resistência, o trabalho em equipe e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF02EF02.

3. Dança das Cadeiras

Coloque cadeiras em círculo e toque uma música. Quando a música parar, os alunos devem encontrar uma cadeira para sentar. Remova uma cadeira a cada rodada. Essa atividade é divertida e ajuda a desenvolver o ritmo e a atenção. Habilidade BNCC: EF02EF03.

4. Circuito de Obstáculos

Monte um circuito com diferentes obstáculos, como cones, cordas e pneus. Os alunos devem completar o circuito em um tempo determinado, desenvolvendo habilidades motoras e a noção de espaço. Habilidade BNCC: EF02EF04.

5. Caça ao Tesouro

Crie pistas que levem os alunos a diferentes locais da escola, onde eles devem realizar uma atividade física, como saltar ou correr. Essa atividade estimula a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF02EF05.

6. Brincadeira de Pular Corda

Ensine os alunos a pular corda, promovendo competições amistosas. Essa atividade melhora a coordenação, o ritmo e a resistência. Habilidade BNCC: EF02EF06.

7. Futebol Adaptado

Organize um jogo de futebol com regras adaptadas, como o uso de uma bola maior ou a limitação do número de toques. Essa atividade promove a inclusão e o desenvolvimento de habilidades motoras. Habilidade BNCC: EF02EF07.

8. Estátua

Os alunos dançam enquanto a música toca e devem congelar na posição que estão quando a música para. Essa atividade desenvolve a concentração e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF02EF08.

9. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Crie um tabuleiro gigante no chão, onde os alunos são as peças. Eles devem seguir as instruções de cada casa, realizando atividades físicas. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a atividade física. Habilidade BNCC: EF02EF09.

10. Atividades com Balões

Utilize balões para criar diferentes atividades, como manter o balão no ar ou fazer uma corrida com o balão entre as pernas. Essa atividade é divertida e desenvolve a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF02EF10.

11. Jogos de Imitação

Os alunos devem imitar diferentes animais em um espaço determinado. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência corporal, além de ser muito divertida. Habilidade BNCC: EF02EF11.

12. Queimada

Organize um jogo de queimada, onde os alunos devem se movimentar para evitar serem atingidos pela bola. Essa atividade desenvolve agilidade e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF02EF12.

13. Atividades com Fitas

Utilize fitas coloridas para criar caminhos ou formas no chão. Os alunos devem seguir as instruções de como se movimentar ao longo das fitas. Essa atividade estimula a coordenação e a percepção espacial. Habilidade BNCC: EF02EF13.

14. Pique-Bandeira

Divida a turma em duas equipes e estabeleça áreas para cada uma. O objetivo é pegar a bandeira do time adversário sem ser tocado. Essa atividade desenvolve a estratégia e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF02EF14.

15. Yoga para Crianças

Introduza posturas simples de yoga, incentivando os alunos a se concentrarem na respiração e no alongamento. Essa atividade promove a calma, a concentração e o bem-estar físico e mental. Habilidade BNCC: EF02EF15.