15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre bairro educação infantil

1. Mapa do Bairro

Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa do bairro onde a escola está localizada. Utilizando papel kraft e canetas coloridas, cada criança pode desenhar os principais pontos de referência, como praças, escolas, igrejas e comércios. Essa atividade estimula a percepção espacial e a noção de pertencimento ao espaço. Habilidade BNCC: EF15GE01.

2. Entrevista com Moradores

Os alunos podem realizar entrevistas com moradores do bairro, coletando informações sobre a história e as características do local. Essa atividade pode ser feita em duplas, onde um aluno faz as perguntas e o outro registra as respostas. Além de desenvolver habilidades de comunicação, os alunos aprendem sobre a diversidade cultural do bairro. Habilidade BNCC: EF15LP01.

3. Visita a Pontos Históricos

Organizar uma visita a pontos históricos do bairro, como museus ou monumentos, permite que os alunos conheçam mais sobre a história local. Durante a visita, os professores podem promover discussões sobre a importância da preservação da memória cultural. Habilidade BNCC: EF15HI01.

4. Criação de um Jornal do Bairro

Os alunos podem criar um jornal do bairro, onde irão escrever sobre eventos, pessoas e lugares importantes. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP02.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches que represente a vida no bairro. Eles podem desenvolver histórias que retratem situações do cotidiano e valores como amizade e respeito. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR01.

6. Coleta de Lixo no Bairro

Realizar uma ação de coleta de lixo no bairro é uma excelente maneira de ensinar sobre a importância da preservação ambiental. Os alunos podem usar luvas e sacos de lixo, e ao final, discutir sobre a importância de manter o bairro limpo. Habilidade BNCC: EF15CI01.

7. Mural de Fotos do Bairro

Os alunos podem coletar fotos de diferentes lugares do bairro e criar um mural na escola. Essa atividade promove a valorização do espaço onde vivem e a troca de experiências entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15GE02.

8. Jogo de Memória com Símbolos do Bairro

Os alunos podem criar um jogo de memória utilizando imagens de símbolos e pontos turísticos do bairro. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar o conhecimento sobre o local. Habilidade BNCC: EF15MA01.

9. Plantio de Árvores

Organizar uma atividade de plantio de árvores no bairro é uma forma de ensinar sobre sustentabilidade e a importância das árvores para o meio ambiente. Os alunos podem aprender sobre diferentes espécies e seus benefícios. Habilidade BNCC: EF15CI02.

10. Criação de um Guia do Bairro

Os alunos podem criar um guia do bairro, incluindo informações sobre os principais serviços, como escolas, hospitais e comércios. Essa atividade estimula a pesquisa e o trabalho em equipe, além de ser útil para a comunidade. Habilidade BNCC: EF15GE03.

11. Roda de Conversa sobre o Bairro

Promover uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas experiências e opiniões sobre o bairro. Essa atividade estimula a escuta ativa e o respeito às opiniões dos colegas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

12. Desenho do Bairro dos Sonhos

Os alunos podem desenhar como imaginam o bairro dos sonhos, incluindo melhorias que gostariam de ver. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre o espaço urbano. Habilidade BNCC: EF15AR02.

13. Pesquisa sobre Festas e Tradições

Os alunos podem pesquisar sobre festas e tradições do bairro, apresentando suas descobertas para a turma. Essa atividade promove o respeito à diversidade cultural e a valorização das tradições locais. Habilidade BNCC: EF15HI02.

14. Criação de um Blog do Bairro

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações e novidades sobre o bairro. Essa atividade desenvolve habilidades digitais e de escrita, além de promover a comunicação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

15. Atividade de Culinária Típica

Os alunos podem aprender a preparar uma receita típica do bairro, promovendo a valorização da cultura local. Essa atividade é prática e estimula o trabalho em equipe, além de ser uma oportunidade de aprender sobre hábitos alimentares. Habilidade BNCC: EF15CI03.