15 Ideias de Atividades (BNCC) anual de geografia 1º ano ensino médio

1. Mapa Conceitual sobre Geografia

Uma atividade que estimula a compreensão dos conceitos geográficos é a elaboração de um mapa conceitual. Os alunos devem criar um mapa que relacione temas como clima, relevo e vegetação, utilizando as habilidades da BNCC, como a habilidade EF09GE01, que aborda a análise de diferentes elementos geográficos.

2. Estudo de Caso: Impactos Ambientais

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre os impactos ambientais em sua região. Essa atividade pode incluir pesquisa em campo e entrevistas com moradores, alinhando-se à habilidade EF09GE02, que trata da análise das interações entre sociedade e natureza.

3. Criação de um Jornal Escolar

Os estudantes podem criar um jornal escolar que aborde temas geográficos atuais, como mudanças climáticas e urbanização. Essa atividade promove a habilidade EF09GE03, que envolve a interpretação de informações geográficas e a produção de textos informativos.

4. Debate sobre Globalização

Organizar um debate em sala de aula sobre os efeitos da globalização nas culturas locais permite que os alunos desenvolvam a habilidade EF09GE04, que se refere à análise crítica das transformações sociais e culturais no mundo contemporâneo.

5. Projeto de Mapeamento da Comunidade

Os alunos podem realizar um projeto de mapeamento da comunidade, identificando pontos de interesse, como escolas, parques e comércios. Essa atividade está relacionada à habilidade EF09GE05, que envolve a leitura e interpretação de mapas e outros documentos geográficos.

6. Análise de Dados Climáticos

Os estudantes podem coletar dados climáticos de sua região e analisar as variações ao longo do ano. Essa atividade se conecta à habilidade EF09GE06, que aborda a análise de fenômenos naturais e suas implicações para a sociedade.

7. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre temas geográficos, como a biodiversidade local ou a história geológica da região. Essa atividade promove a habilidade EF09GE07, que envolve a utilização de diferentes linguagens para comunicar informações geográficas.

8. Simulação de Conferência Internacional

Realizar uma simulação de conferência internacional sobre questões ambientais permite que os alunos desenvolvam a habilidade EF09GE08, que trata da análise de conflitos e cooperações entre diferentes países em relação ao meio ambiente.

9. Estudo de Mapas Históricos

Os alunos podem estudar mapas históricos para entender as mudanças territoriais ao longo do tempo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF09GE09, que envolve a análise de transformações geográficas ao longo da história.

10. Elaboração de Infográficos

Por fim, a criação de infográficos sobre temas geográficos, como a distribuição populacional ou os recursos naturais, permite que os alunos desenvolvam a habilidade EF09GE10, que se refere à representação de informações geográficas de forma visual e acessível.