15 Ideias de Atividades (BNCC) AEE

1. Jogo de Memória com Palavras-Chave (AEE)

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo de memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem encontrar os pares de palavras que se conectam, estimulando a memória e a associação de ideias. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes temas e conteúdos, promovendo a inclusão e a participação de todos os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos (AEE)

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e cenários que representem o que aprenderam. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de permitir que os alunos trabalhem em grupo, discutindo e colaborando na elaboração das histórias. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Teatro de Fantoches (AEE)

Os alunos podem desenvolver um teatro de fantoches, onde cada um cria seu próprio fantoche e participa de uma apresentação. Essa atividade promove a oralidade, a expressão corporal e a criatividade, além de ser uma forma divertida de aprender sobre diferentes temas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Caça ao Tesouro Educacional (AEE)

Uma atividade que envolve a criação de pistas e desafios relacionados ao conteúdo estudado, levando os alunos a diferentes locais da escola. Essa dinâmica estimula o trabalho em equipe e a resolução de problemas, além de tornar o aprendizado mais interativo e divertido. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Produção de Vídeos Educativos (AEE)

Os alunos podem ser desafiados a produzir vídeos curtos sobre um tema específico, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade estimula a pesquisa, a organização de ideias e a apresentação de forma clara e objetiva. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo de Perguntas e Respostas (AEE)

Uma atividade que envolve a elaboração de perguntas sobre o conteúdo estudado, onde os alunos se dividem em grupos e competem para responder corretamente. Essa dinâmica promove a revisão do conteúdo de forma divertida e interativa, além de estimular o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Cartazes Temáticos (AEE)

Os alunos podem criar cartazes que representem visualmente um tema estudado, utilizando recortes, desenhos e textos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de permitir que os alunos compartilhem suas produções com a turma. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Experimentos Científicos (AEE)

Os alunos podem realizar experimentos simples que ilustrem conceitos científicos. Essa atividade promove a curiosidade e o aprendizado prático, permitindo que os alunos vejam na prática o que aprenderam em teoria. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Roda de Leitura (AEE)

Uma atividade onde os alunos se reúnem para ler e discutir livros ou textos selecionados. Essa dinâmica estimula a leitura, a interpretação e a troca de ideias, além de promover o gosto pela literatura. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogos de Tabuleiro Educativos (AEE)

Os alunos podem criar seus próprios jogos de tabuleiro com perguntas e desafios relacionados ao conteúdo estudado. Essa atividade estimula a criatividade, a estratégia e o trabalho em grupo, além de tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido. Habilidade BNCC: EF15LP10.