15 Ideias de Atividades (BNCC) segundo ano

1. Contação de Histórias: Promova sessões de contação de histórias onde os alunos possam ouvir e depois recontar a narrativa com suas próprias palavras. Essa atividade desenvolve a habilidade de interpretação de texto e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo da Memória com Palavras: Crie um jogo da memória utilizando palavras que foram trabalhadas em sala de aula. Os alunos devem encontrar os pares de palavras e, ao fazê-lo, devem explicar o significado de cada uma. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Texto Coletiva: Realize uma produção de texto coletiva onde os alunos contribuem com frases para criar uma história. Essa atividade estimula a colaboração e a escrita criativa. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Atividades de Leitura em Duplas: Organize sessões de leitura em duplas, onde um aluno lê para o outro. Após a leitura, eles devem discutir o que entenderam sobre o texto. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Desenho e Descrição: Peça aos alunos que desenhem uma cena de um livro que leram e, em seguida, escrevam uma descrição sobre o que desenharam. Essa atividade integra artes e linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Caça-Palavras Temático: Crie um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema estudado, como animais ou profissões. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, usá-las em frases. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Teatro de Fantoches: Organize uma apresentação de teatro de fantoches onde os alunos devem criar diálogos e encenar uma história. Essa atividade desenvolve a expressão oral e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jornal da Turma: Crie um jornal da turma onde os alunos podem escrever notícias, entrevistas e reportagens sobre o que acontece na escola. Essa atividade estimula a escrita e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Roda de Conversa: Realize rodas de conversa sobre temas relevantes, onde os alunos podem expressar suas opiniões e ouvir as dos colegas. Essa atividade desenvolve a argumentação e o respeito à diversidade de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Poemas: Incentive os alunos a escreverem poemas sobre temas que eles gostam. Depois, organize uma apresentação onde cada um pode ler seu poema para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Atividades de Matemática com Jogos: Utilize jogos de tabuleiro que envolvam operações matemáticas, como adição e subtração, para tornar o aprendizado mais lúdico e divertido. Habilidade BNCC: EF15MA01.

12. Experimentos Científicos Simples: Realize experimentos simples que os alunos possam fazer em sala de aula, como misturar cores ou observar a germinação de sementes. Habilidade BNCC: EF15CI01.

13. Exploração do Meio Ambiente: Leve os alunos para uma caminhada ao ar livre para observar a natureza e coletar materiais que podem ser usados em atividades de arte. Habilidade BNCC: EF15CI02.

14. Criação de Mapas: Peça aos alunos que desenhem um mapa da sala de aula ou da escola, identificando os diferentes espaços e suas funções. Habilidade BNCC: EF15GE01.

15. Visitas Virtuais: Utilize a tecnologia para realizar visitas virtuais a museus ou locais históricos, permitindo que os alunos aprendam sobre cultura e história de forma interativa. Habilidade BNCC: EF15HI01.