15 Ideias de Atividades (BNCC) água

1. Experiência Sensorial com Água

Uma atividade prática que envolve a exploração sensorial da água pode ser muito enriquecedora para os alunos. Os professores podem organizar uma experiência onde os alunos toquem, cheirem e observem a água em diferentes estados (líquido, sólido e gasoso). Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC de Ciências, especificamente a EF05CI01, que aborda a observação de fenômenos naturais e suas transformações.

2. Ciclo da Água em Maquete

Os alunos podem criar uma maquete representando o ciclo da água. Utilizando materiais recicláveis, eles devem ilustrar as etapas do ciclo: evaporação, condensação e precipitação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI02, que envolve a representação de fenômenos naturais e suas interações.

3. Experimentos com Filtração

Realizar experimentos de filtração com água suja e materiais como areia, carvão e algodão pode ensinar aos alunos sobre a importância da purificação da água. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF05CI03, que trata da investigação de propriedades dos materiais e suas aplicações.

4. Jogo de Perguntas sobre Água

Um jogo de perguntas e respostas sobre a água pode ser uma forma divertida de aprender. Os alunos podem se dividir em grupos e responder a perguntas sobre a importância da água, seu uso e conservação. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF05CI04, que envolve a análise de informações e a construção de argumentos.

5. Criação de Cartazes sobre Conservação da Água

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a importância da conservação da água. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a conscientização sobre o uso responsável da água. Está alinhada à habilidade EF05CI05, que envolve a produção de textos e a comunicação de ideias.

6. Experiência de Congelamento da Água

Os alunos podem observar o processo de congelamento da água, colocando recipientes com água no congelador e registrando as mudanças. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF05CI06, que trata da observação e registro de fenômenos físicos.

7. Estudo de Rios e Lagos Locais

Uma atividade de campo para estudar rios e lagos locais pode proporcionar uma compreensão prática da importância da água na natureza. Os alunos podem coletar amostras de água e analisar sua qualidade, alinhando-se à habilidade EF05CI07, que envolve a investigação de ambientes naturais.

8. Experiência de Evaporação

Os alunos podem realizar uma experiência simples de evaporação, colocando água em um prato raso e observando o tempo que leva para evaporar. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI08, que trata da observação de mudanças de estado físico.

9. Criação de um Diário da Água

Criar um diário onde os alunos registram o uso da água em suas casas pode ser uma maneira eficaz de promover a conscientização sobre o consumo. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF05CI09, que envolve a reflexão sobre práticas sustentáveis.

10. Debate sobre a Crise Hídrica

Organizar um debate sobre a crise hídrica e suas consequências pode estimular o pensamento crítico dos alunos. Eles podem pesquisar sobre o tema e apresentar suas opiniões, alinhando-se à habilidade EF05CI10, que envolve a construção de argumentos e a análise de diferentes pontos de vista.