15 Ideias de Atividades (BNCC) Dia das Mães maternal

1. Cartão de Dia das Mães

Uma atividade clássica e significativa é a confecção de cartões personalizados. Os alunos podem utilizar papel colorido, canetinhas e adesivos para criar cartões que expressem seu amor e gratidão. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão emocional, alinhando-se à habilidade BNCC (EI03CG03), que trata da expressão de sentimentos e emoções por meio de diferentes linguagens.

2. Mural das Mães

Os alunos podem criar um mural coletivo com fotos e desenhos que representem suas mães. Essa atividade promove a interação entre os alunos e a valorização das figuras maternas. Além disso, pode ser uma oportunidade para discutir a importância da família, alinhando-se à habilidade BNCC (EI03EF01), que aborda o respeito e a valorização das diferentes culturas e modos de vida.

3. Poemas para as Mães

Estimular os alunos a escreverem pequenos poemas ou mensagens para suas mães é uma forma de trabalhar a linguagem e a criatividade. Os professores podem apresentar exemplos de poemas simples e ajudar os alunos a expressarem seus sentimentos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EI03LP01), que envolve a produção de textos orais e escritos.

4. Atividade de Culinária

Uma atividade divertida e prática é a confecção de um lanche especial para o Dia das Mães. Os alunos podem preparar um simples bolo ou biscoitos, aprendendo sobre medidas e ingredientes. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC (EI03MA02), que envolve a resolução de problemas e a utilização de diferentes formas de medir.

5. Dança das Mães

Organizar uma apresentação de dança em homenagem às mães pode ser uma forma emocionante de celebrar a data. Os alunos podem aprender uma coreografia simples e apresentá-la para suas mães. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EI03C01), que trata da expressão corporal e da apreciação das diferentes manifestações artísticas.

6. Contação de Histórias

Os alunos podem criar e contar histórias sobre suas mães, utilizando fantoches ou figuras. Essa atividade estimula a oralidade e a criatividade, além de promover a valorização das experiências pessoais. A habilidade BNCC (EI03LP02) se relaciona a essa atividade, que envolve a escuta e a produção de narrativas.

7. Desenho da Mãe

Uma atividade simples, mas significativa, é o desenho da mãe. Os alunos podem desenhar suas mães em situações do dia a dia, o que estimula a observação e a representação gráfica. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC (EI03AR01), que aborda a exploração de diferentes formas de expressão artística.

8. Música para as Mães

Os alunos podem aprender uma canção que homenageie as mães e apresentá-la em sala de aula. Essa atividade promove a musicalidade e a valorização da cultura, alinhando-se à habilidade BNCC (EI03MU01), que envolve a apreciação e a produção musical.

9. Jogo da Memória das Mães

Criar um jogo da memória com imagens de atividades que as mães costumam fazer pode ser uma forma lúdica de aprender. Os alunos podem desenhar ou recortar imagens e montar o jogo, promovendo o raciocínio lógico e a memória. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC (EI03MA03), que envolve a resolução de problemas e jogos matemáticos.

10. Entrevista com as Mães

Os alunos podem realizar entrevistas com suas mães, fazendo perguntas sobre suas experiências e histórias de vida. Essa atividade estimula a curiosidade e a comunicação, além de promover o respeito e a valorização das histórias familiares. A habilidade BNCC (EI03LP03) se relaciona a essa atividade, que envolve a escuta e a produção de diálogos.