15 Ideias de Atividades (BNCC) produção de texto 5º ano

1. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de contar histórias de forma visual. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP02, que aborda a produção de textos narrativos.

2. Produção de Cartas

Os estudantes podem escrever cartas para personagens de livros que leram ou até mesmo para amigos. Essa atividade ajuda a desenvolver a escrita formal e a expressão de sentimentos. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP03, que trata da produção de textos de diferentes gêneros.

3. Criação de Blogs

Os alunos podem criar um blog sobre um tema de interesse, onde poderão publicar textos, imagens e vídeos. Essa atividade promove a escrita criativa e a utilização de plataformas digitais. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04, que envolve a produção de textos para diferentes mídias.

4. Roteiro de Vídeo

Os estudantes podem elaborar um roteiro para um vídeo que desejam gravar. Essa atividade estimula a organização de ideias e a escrita de forma estruturada. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP05, que aborda a produção de textos audiovisuais.

5. Criação de Poemas

Os alunos podem escrever poemas sobre temas variados, explorando rimas e ritmos. Essa atividade desenvolve a sensibilidade e a expressão artística. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP06, que trata da produção de textos poéticos.

6. Diário de Bordo

Os estudantes podem manter um diário de bordo, registrando suas experiências e reflexões ao longo do ano letivo. Essa atividade estimula a escrita reflexiva e a autoexpressão. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP07, que envolve a produção de textos pessoais.

7. Resenha de Livros

Os alunos podem escrever resenhas sobre os livros que leram, destacando personagens, enredo e suas opiniões. Essa atividade desenvolve a crítica literária e a argumentação. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP08, que aborda a produção de textos de opinião.

8. Criação de Fábulas

Os estudantes podem inventar fábulas com lições morais, utilizando animais como personagens. Essa atividade estimula a criatividade e o raciocínio lógico. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP09, que trata da produção de textos narrativos com moral.

9. Entrevistas

Os alunos podem realizar entrevistas com familiares ou amigos e escrever um texto sobre a experiência. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e escrita. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP10, que envolve a produção de textos informativos.

10. Criação de Anúncios

Os estudantes podem criar anúncios para produtos fictícios, utilizando técnicas de persuasão. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita publicitária. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP11, que aborda a produção de textos publicitários.

11. Criação de Jornais

Os alunos podem montar um jornal da turma, escrevendo notícias e reportagens sobre eventos escolares. Essa atividade desenvolve a escrita jornalística e o trabalho em equipe. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP12, que trata da produção de textos jornalísticos.

12. Criação de Contos de Terror

Os estudantes podem escrever contos de terror, explorando o suspense e a imaginação. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP13, que aborda a produção de textos narrativos de ficção.

13. Criação de Rimas e Canções

Os alunos podem compor rimas ou canções sobre temas do cotidiano. Essa atividade desenvolve a musicalidade e a criatividade na escrita. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP14, que trata da produção de textos líricos.

14. Criação de Histórias em Grupo

Os estudantes podem trabalhar em grupos para criar uma história coletiva, onde cada um contribui com um parágrafo. Essa atividade estimula a colaboração e a coesão textual. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP15, que aborda a produção de textos colaborativos.

15. Produção de Textos de Opinião

Os alunos podem escrever textos de opinião sobre temas atuais, expressando suas ideias e argumentos. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a argumentação. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP16, que trata da produção de textos argumentativos.