15 Ideias de Atividades (BNCC) vogais 1º ano

1. Jogo das Vogais

Uma atividade lúdica que envolve a identificação das vogais. Os alunos devem formar equipes e, em um quadro, escrever palavras que contenham as vogais A, E, I, O, U. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que trata da leitura e escrita de palavras simples.

2. Cartões de Vogais

Os alunos criam cartões com imagens e palavras que começam com cada vogal. Essa atividade estimula a associação entre som e letra, alinhando-se à habilidade EF15LP02 da BNCC, que aborda a identificação de letras e seus sons.

3. Caça-Palavras de Vogais

Elabore um caça-palavras com palavras que contenham vogais. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, classificá-las de acordo com a vogal predominante. Essa atividade atende à habilidade EF15LP03, que envolve a leitura e interpretação de palavras.

4. Música das Vogais

Utilize músicas infantis que enfatizem as vogais. Os alunos podem cantar e identificar as vogais nas letras. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP04, que trata da apreciação e análise de diferentes gêneros musicais.

5. Desenho das Vogais

Cada aluno deve desenhar um objeto que comece com uma vogal e apresentá-lo para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a oralidade, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos orais.

6. Bingo das Vogais

Crie um bingo onde as cartelas contenham palavras que começam com vogais. O professor chama as palavras e os alunos devem marcar. Essa atividade atende à habilidade EF15LP06, que envolve a leitura e compreensão de palavras em contextos diversos.

7. Histórias com Vogais

Os alunos devem criar pequenas histórias utilizando palavras que contenham vogais específicas. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que trata da produção de textos escritos.

8. Atividade de Recorte e Colagem

Os alunos recortam imagens de revistas que começam com vogais e colam em um cartaz. Essa atividade promove a associação visual e auditiva, atendendo à habilidade EF15LP08, que envolve a identificação de letras e sons em diferentes contextos.

9. Jogo da Memória com Vogais

Crie um jogo da memória onde as cartas tenham imagens e palavras que começam com vogais. Os alunos devem encontrar os pares. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP09, que envolve a leitura e interpretação de imagens e palavras.

10. Teatro das Vogais

Os alunos podem encenar pequenas peças utilizando palavras que começam com vogais. Essa atividade estimula a oralidade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que trata da produção de textos orais e dramatização.