15 Ideias de Atividades (BNCC) higiene educação infantil

1. Jogo da Higiene Pessoal

Uma atividade interativa que envolve os alunos em um jogo de perguntas e respostas sobre higiene pessoal. Os professores podem criar cartões com perguntas relacionadas a hábitos de higiene, como a importância de escovar os dentes, lavar as mãos e tomar banho. Os alunos devem responder corretamente para avançar no jogo, promovendo a aprendizagem de forma lúdica. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP02, que aborda a importância da higiene no cotidiano.

2. Mural da Higiene

Os alunos podem criar um mural coletivo onde cada um traz imagens ou recortes de revistas que representem práticas de higiene. O professor pode orientar a discussão sobre cada imagem, relacionando-as com a saúde e o bem-estar. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração entre os alunos, além de reforçar a habilidade BNCC EF02CI01, que trata da relação entre saúde e práticas de higiene.

3. Contação de Histórias sobre Higiene

Utilizar livros infantis que abordem o tema da higiene é uma excelente forma de ensinar. O professor pode realizar uma contação de histórias, incentivando a participação dos alunos. Após a leitura, os alunos podem discutir o que aprenderam e como podem aplicar essas lições em suas vidas diárias. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a interpretação de textos e a reflexão sobre o conteúdo.

4. Oficina de Sabão Artesanal

Uma atividade prática onde os alunos aprendem a fazer sabão artesanal. O professor pode explicar a importância do sabão na higiene pessoal e como ele é feito. Durante a oficina, os alunos podem se envolver em todas as etapas do processo, desde a mistura dos ingredientes até a moldagem do sabão. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF02CI02, que aborda a produção e o uso de materiais em atividades práticas.

5. Música da Higiene

Criar uma música ou paródia sobre hábitos de higiene é uma forma divertida de ensinar. Os alunos podem trabalhar em grupos para compor a letra e apresentar a canção para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a memorização de informações importantes sobre higiene, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05, que trata da produção de textos orais e escritos.

6. Desenho da Rotina de Higiene

Os alunos podem desenhar sua rotina de higiene diária, incluindo atividades como escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos. Após a atividade, cada aluno pode apresentar seu desenho e explicar suas escolhas. Essa atividade promove a reflexão sobre a importância da higiene e está relacionada à habilidade BNCC EF02CI03, que envolve a representação de práticas cotidianas.

7. Experimento da Germinação

Realizar um experimento simples de germinação de sementes pode ajudar os alunos a entenderem a importância da higiene. O professor pode mostrar como a sujeira pode afetar o crescimento das plantas, relacionando isso com a higiene pessoal. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF02CI04, que aborda a observação e experimentação no estudo de ciências.

8. Teatro de Fantoches sobre Higiene

Os alunos podem criar fantoches e encenar uma peça que aborda a importância da higiene. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover discussões sobre hábitos saudáveis. A atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a criação e apresentação de produções artísticas.

9. Cartazes de Higiene

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre diferentes aspectos da higiene, como a lavagem das mãos e a escovação dos dentes. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula ou na escola, promovendo a conscientização sobre a importância desses hábitos. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF02CI05, que trata da comunicação e disseminação de informações.

10. Jogo de Memória da Higiene

Desenvolver um jogo de memória com imagens relacionadas a práticas de higiene é uma forma lúdica de ensinar. Os alunos podem jogar em duplas ou grupos, aprendendo enquanto se divertem. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a interpretação e a produção de jogos e brincadeiras.