15 Ideias de Atividades (BNCC) Natal

1. Criação de Cartões de Natal

Os alunos podem criar cartões de Natal personalizados utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a consciência ambiental. As habilidades BNCC correspondentes incluem: Arte – (EF15AR01), que envolve a produção de trabalhos artísticos, e Educação Ambiental – (EF15AR02), que discute a importância da reciclagem.

2. Contação de Histórias Natalinas

Promover uma sessão de contação de histórias com temas natalinos é uma excelente forma de desenvolver a oralidade e a escuta ativa. Os alunos podem trazer suas histórias favoritas ou criar novas narrativas. As habilidades BNCC relacionadas são: Linguagem – (EF15LP01), que envolve a produção e interpretação de textos orais, e Literatura – (EF15LP02), que incentiva a apreciação de diferentes gêneros literários.

3. Montagem de um Presépio

Os alunos podem trabalhar em grupos para montar um presépio, utilizando materiais diversos. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a compreensão cultural do Natal. As habilidades BNCC que se aplicam são: História – (EF15HI01), que aborda a diversidade cultural, e Arte – (EF15AR03), que envolve a criação de representações artísticas.

4. Música Natalina

Ensinar canções natalinas e promover um recital é uma forma divertida de trabalhar a musicalidade. Os alunos podem aprender sobre a história das músicas e suas letras. As habilidades BNCC são: Música – (EF15MU01), que envolve a prática musical, e Educação Musical – (EF15MU02), que discute a apreciação musical.

5. Produção de um Vídeo de Natal

Os alunos podem criar um vídeo com mensagens de Natal e boas práticas de convivência. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e tecnologia. As habilidades BNCC correspondentes incluem: Educação Digital – (EF15ET01), que envolve o uso de tecnologias digitais, e Comunicação – (EF15LP03), que aborda a produção de diferentes tipos de textos.

6. Decoração da Sala de Aula

Os alunos podem participar da decoração da sala de aula com temas natalinos, utilizando materiais que eles mesmos criaram. Essa atividade promove a colaboração e a criatividade. As habilidades BNCC incluem: Arte – (EF15AR04), que envolve a criação de ambientes artísticos, e Trabalho em Equipe – (EF15EF01), que discute a importância da colaboração.

7. Jogo de Perguntas sobre o Natal

Realizar um jogo de perguntas e respostas sobre tradições natalinas é uma forma divertida de aprender. Os alunos podem pesquisar e apresentar suas respostas. As habilidades BNCC correspondentes são: História – (EF15HI02), que aborda a pesquisa histórica, e Ciências – (EF15CI01), que envolve a investigação e a curiosidade.

8. Criação de uma Árvore de Natal Sustentável

Os alunos podem criar uma árvore de Natal utilizando materiais recicláveis, discutindo a importância da sustentabilidade. Essa atividade promove a consciência ambiental e a criatividade. As habilidades BNCC são: Educação Ambiental – (EF15AR02), que discute a sustentabilidade, e Arte – (EF15AR01), que envolve a produção artística.

9. Teatro de Fantoches com Temática Natalina

Os alunos podem criar fantoches e encenar uma peça de teatro com temas natalinos. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão e o trabalho em grupo. As habilidades BNCC correspondentes incluem: Teatro – (EF15AR05), que envolve a criação e a apresentação de peças, e Comunicação – (EF15LP02), que discute a expressão oral.

10. Cartas para o Papai Noel

Os alunos podem escrever cartas para o Papai Noel, expressando seus desejos e reflexões sobre o ano. Essa atividade desenvolve a escrita e a reflexão crítica. As habilidades BNCC são: Linguagem – (EF15LP04), que envolve a produção de textos escritos, e Educação Emocional – (EF15EF02), que discute a expressão de sentimentos e desejos.