15 Ideias de Atividades (BNCC) artes visuais educação infantil

1. Pintura com os Dedos

A pintura com os dedos é uma atividade sensorial que estimula a criatividade das crianças. Os alunos podem utilizar tintas de diferentes cores e texturas para criar obras de arte únicas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que propõe a exploração de diferentes materiais e técnicas de pintura.

2. Colagem de Materiais Recicláveis

Utilizar materiais recicláveis para criar colagens é uma forma de trabalhar a consciência ambiental e a criatividade. As crianças podem recortar e colar papéis, plásticos e outros materiais, desenvolvendo a habilidade de compor imagens. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a criação de obras a partir de materiais diversos.

3. Desenho Livre com Giz de Cera

O desenho livre com giz de cera permite que as crianças expressem suas emoções e ideias de forma espontânea. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento da coordenação motora fina e está alinhada à habilidade BNCC EF15AR03, que aborda a exploração de diferentes formas de expressão artística.

4. Criação de Máscaras

A confecção de máscaras é uma atividade que envolve a pesquisa cultural e a expressão artística. As crianças podem criar máscaras inspiradas em diferentes culturas, utilizando papel, tintas e outros materiais. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR04, que propõe a valorização da diversidade cultural por meio da arte.

5. Teatro de Sombras

O teatro de sombras é uma forma lúdica de contar histórias e estimular a imaginação. As crianças podem criar figuras e cenários para apresentar suas histórias, desenvolvendo habilidades de comunicação e expressão. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR05, que incentiva a criação de narrativas por meio das artes.

6. Criação de Mural Coletivo

O mural coletivo é uma atividade que promove a colaboração entre os alunos. Juntos, eles podem criar uma grande obra de arte que represente um tema específico. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR06, que propõe a criação de obras em grupo, valorizando a interação social.

7. Exploração de Texturas

Explorar diferentes texturas é uma atividade sensorial que pode ser realizada com materiais como papel, tecido e areia. As crianças podem criar obras que combinem essas texturas, desenvolvendo a percepção tátil e visual. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR07, que aborda a exploração de diferentes elementos artísticos.

8. Pintura com Esponjas

A pintura com esponjas é uma técnica divertida que permite às crianças experimentar novas formas de aplicar tinta. Elas podem criar padrões e texturas únicas, desenvolvendo a criatividade e a coordenação motora. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR08, que incentiva a exploração de diferentes técnicas de pintura.

9. Criação de Bonecos de Papel

Os bonecos de papel são uma forma divertida de trabalhar a expressão artística e a narrativa. As crianças podem desenhar e recortar seus próprios bonecos, criando histórias e personagens. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR09, que propõe a criação de personagens e narrativas por meio da arte.

10. Fotografia Criativa

A fotografia criativa permite que as crianças explorem o mundo ao seu redor de uma forma artística. Elas podem usar câmeras ou smartphones para capturar imagens que representem suas ideias e sentimentos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR10, que incentiva a exploração de diferentes linguagens artísticas, incluindo a fotografia.