15 Ideias de Atividades (BNCC) de futebol para ensino fundamental

1. Jogo de Passes

Organize uma atividade onde os alunos devem formar duplas e praticar passes de diferentes tipos (curto, longo, rasteiro e alto). A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01, que aborda a prática de habilidades motoras e a compreensão do espaço em atividades coletivas. Os alunos devem se concentrar na precisão e na força do passe, além de desenvolver a comunicação entre os parceiros.

2. Mini-Campeonato

Divida a turma em equipes e promova um mini-campeonato de futebol. A habilidade BNCC relacionada é EF15EF02, que enfatiza a importância do trabalho em equipe e da convivência social. Os alunos devem aprender a respeitar as regras do jogo, a importância da fair play e a colaboração entre os membros da equipe para alcançar um objetivo comum.

3. Dribles Criativos

Proponha uma atividade onde os alunos devem criar seus próprios dribles e movimentos com a bola. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF03, que incentiva a expressão corporal e a criatividade. Os alunos podem apresentar seus dribles para a turma, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e divertido.

4. Circuito de Habilidades

Monte um circuito com diferentes estações que envolvam habilidades específicas do futebol, como dribles, passes e finalizações. A habilidade BNCC relacionada é EF15EF04, que aborda a prática de habilidades motoras em diferentes contextos. Os alunos devem passar por cada estação, aprimorando suas habilidades e se divertindo ao mesmo tempo.

5. Análise de Jogo

Exiba um jogo de futebol e peça aos alunos que analisem as jogadas, identificando estratégias e táticas utilizadas pelas equipes. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF05, que incentiva a reflexão crítica sobre as práticas esportivas. Os alunos devem discutir em grupos o que observaram e como poderiam aplicar essas estratégias em suas próprias partidas.

6. Futebol Adaptado

Realize uma atividade de futebol adaptado, onde as regras são modificadas para incluir todos os alunos, independentemente de suas habilidades. A habilidade BNCC relacionada é EF15EF06, que promove a inclusão e a diversidade nas práticas esportivas. Os alunos devem aprender a respeitar as limitações dos colegas e a encontrar formas de jogar que sejam acessíveis a todos.

7. Criação de Regras

Peça aos alunos que criem suas próprias regras para um novo jogo de futebol. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF07, que estimula a criatividade e o pensamento crítico. Os alunos devem apresentar suas regras para a turma e, em seguida, jogar de acordo com as novas diretrizes, promovendo um ambiente de aprendizado ativo e colaborativo.

8. Treinamento de Finalizações

Organize uma atividade focada em finalizações, onde os alunos devem praticar chutes a gol de diferentes posições. A habilidade BNCC relacionada é EF15EF08, que aborda a importância da técnica e da precisão nas finalizações. Os alunos devem aprender a posicionar-se corretamente e a escolher o tipo de chute mais adequado para cada situação.

9. Futebol e Matemática

Integre matemática ao futebol, pedindo aos alunos que calculem estatísticas de um jogo, como número de passes, chutes a gol e gols marcados. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF09, que promove a interdisciplinaridade. Os alunos devem aprender a aplicar conceitos matemáticos em situações reais, tornando o aprendizado mais significativo.

10. História do Futebol

Realize uma aula sobre a história do futebol, abordando suas origens e evolução. A habilidade BNCC relacionada é EF15EF10, que incentiva a pesquisa e o conhecimento sobre a cultura esportiva. Os alunos podem fazer uma apresentação sobre um jogador ou uma equipe que admiram, promovendo o respeito e a valorização da diversidade cultural no esporte.