15 Ideias de Atividades (BNCC) de futebol para educação infantil

1. Jogo de Passes

Organize uma atividade onde as crianças formam duplas e praticam passes de bola. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora e o trabalho em equipe. Os alunos devem se posicionar a uma distância adequada e tentar passar a bola um para o outro, utilizando diferentes partes do pé. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Mini-Campeonato

Divida a turma em equipes e promova um mini-campeonato de futebol. As crianças podem jogar em um campo reduzido, o que facilita a participação de todos. Essa atividade estimula a competitividade saudável e a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dribles Criativos

Proponha um circuito de dribles onde as crianças devem passar por obstáculos, como cones ou outros objetos. Essa atividade desenvolve a agilidade e a criatividade dos alunos ao driblar. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. A História do Futebol

Realize uma roda de conversa sobre a história do futebol, suas regras e a importância do esporte. Utilize imagens e vídeos para ilustrar a discussão. Essa atividade promove o conhecimento cultural e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Futebol com Balões

Utilize balões para uma partida de futebol adaptada. As crianças devem manter o balão no ar enquanto tentam marcar gols. Essa atividade é divertida e segura, ideal para crianças menores. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Criação de Uniformes

Proponha que as crianças desenhem seus próprios uniformes de futebol. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a identificação com a equipe. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Contação de Histórias de Jogadores

Conte histórias inspiradoras de jogadores de futebol famosos, destacando suas conquistas e desafios. Essa atividade incentiva a leitura e a reflexão sobre valores como perseverança e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Música e Futebol

Crie uma atividade onde as crianças possam cantar músicas relacionadas ao futebol enquanto jogam. Essa combinação de música e esporte ajuda a desenvolver a coordenação e a alegria no ambiente escolar. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Desenho do Jogo

Após uma partida, peça para as crianças desenharem o que mais gostaram do jogo. Essa atividade estimula a observação e a expressão artística, além de promover a reflexão sobre a experiência vivida. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Futebol e Matemática

Utilize o futebol para ensinar conceitos matemáticos, como contagem de gols e cálculo de pontos. Crie jogos que envolvam a matemática de forma lúdica, integrando o aprendizado com a prática esportiva. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. A Importância do Fair Play

Realize uma discussão sobre a importância do fair play no futebol, enfatizando o respeito e a ética no esporte. Essa atividade promove valores essenciais para a convivência em grupo. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Futebol Adaptado

Crie uma atividade de futebol adaptado para crianças com deficiência, utilizando materiais que facilitem a inclusão. Essa prática promove a empatia e o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Jogos de Equipe

Promova jogos que envolvam trabalho em equipe, como o “futebol de três toques”, onde cada equipe só pode dar três toques na bola antes de passar para o adversário. Essa atividade estimula a colaboração e a estratégia. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Futebol e Saúde

Conduza uma conversa sobre os benefícios do futebol para a saúde, como a importância da atividade física e a alimentação saudável. Essa atividade promove a conscientização sobre hábitos saudáveis. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Criação de Torneios

Organize torneios de futebol entre as turmas, incentivando a participação de todos. Essa atividade promove a integração entre os alunos e o desenvolvimento de habilidades sociais. Habilidade BNCC: EF15EF15.