15 Ideias de Atividades (BNCC) do pré

1. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade que estimula a imaginação e a linguagem oral das crianças. Os professores podem escolher livros que abordem temas da cultura brasileira ou fábulas clássicas. Durante a atividade, é importante incentivar os alunos a interagirem, fazendo perguntas sobre a história e expressando suas opiniões. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogos de Rimas

Os jogos de rimas ajudam a desenvolver a consciência fonológica. Os alunos podem criar rimas com palavras do cotidiano, o que facilita a aprendizagem da linguagem. O professor pode iniciar com uma palavra e os alunos devem encontrar rimas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Atividades de Pintura com Tintas Naturais

Utilizar tintas feitas de ingredientes naturais, como beterraba e espinafre, promove a criatividade e a consciência ambiental. Os alunos podem explorar as cores e texturas, criando suas próprias obras de arte. Habilidade BNCC: EF15ART01.

4. Brincadeiras de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são essenciais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Os alunos podem representar diferentes profissões ou situações do cotidiano, o que estimula a empatia e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15CI01.

5. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem na rotina escolar ensina sobre a natureza e a importância da preservação ambiental. Os alunos podem plantar sementes e acompanhar o crescimento das plantas, desenvolvendo responsabilidade e paciência. Habilidade BNCC: EF15CI02.

6. Criação de Músicas e Canções

Estimular os alunos a criar suas próprias músicas ou canções ajuda no desenvolvimento da linguagem e da musicalidade. Os professores podem usar instrumentos simples e incentivar a participação de todos. Habilidade BNCC: EF15AR03.

7. Atividades de Movimento e Dança

As atividades de movimento e dança são fundamentais para o desenvolvimento motor das crianças. Os professores podem organizar uma aula de dança onde os alunos aprendem passos simples e se expressam através do movimento. Habilidade BNCC: EF15EF01.

8. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de água e óleo, ajuda as crianças a entenderem conceitos básicos de ciência. Os alunos podem observar reações e discutir o que acontece, desenvolvendo o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15CI03.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, o que estimula a criatividade e a habilidade de escrita. O professor pode fornecer templates e incentivar a inclusão de diálogos e ilustrações. Habilidade BNCC: EF15LP03.

10. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os jogos de tabuleiro educativos são uma excelente forma de ensinar matemática e raciocínio lógico. Os alunos podem jogar em grupos, desenvolvendo habilidades sociais e de trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15MA01.

11. Atividades de Reciclagem

Promover atividades de reciclagem na escola ajuda as crianças a compreenderem a importância da sustentabilidade. Os alunos podem criar objetos a partir de materiais recicláveis, estimulando a criatividade e a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EF15CI04.

12. Contação de Lendas Brasileiras

A contação de lendas brasileiras é uma forma de valorizar a cultura local. Os alunos podem ouvir e discutir as histórias, além de criar suas próprias versões, desenvolvendo a criatividade e o respeito pela diversidade cultural. Habilidade BNCC: EF15LP04.

13. Atividades de Culinária

As atividades de culinária são uma maneira divertida de ensinar matemática e ciências. Os alunos podem medir ingredientes e observar reações químicas durante o preparo de receitas simples, como bolos ou saladas. Habilidade BNCC: EF15MA02.

14. Criação de Painéis Coletivos

Os painéis coletivos permitem que os alunos trabalhem em equipe e expressem suas ideias sobre um tema específico. O professor pode escolher um assunto relevante e os alunos podem usar diferentes materiais para criar um painel. Habilidade BNCC: EF15AR02.

15. Atividades de Leitura ao Ar Livre

Realizar atividades de leitura ao ar livre proporciona um ambiente diferente e estimulante para a aprendizagem. Os alunos podem escolher livros e compartilhar suas histórias em um espaço natural, promovendo a apreciação pela leitura. Habilidade BNCC: EF15LP05.