15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto com competências e habilidades

1. Jogo de Memória com Palavras-Chave da BNCC

Essa atividade consiste em criar um jogo de memória utilizando palavras-chave relacionadas às competências e habilidades da BNCC. Os alunos devem formar pares com as palavras e suas definições, promovendo a fixação do conteúdo. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a leitura e interpretação de textos.

2. Debate sobre Temas da Atualidade

Organizar um debate em sala de aula sobre temas atuais, como sustentabilidade ou direitos humanos, estimula o pensamento crítico e a argumentação. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15CI03, que incentiva a análise de questões socioambientais.

3. Criação de um Blog Coletivo

Os alunos podem criar um blog coletivo onde publicam textos, poesias e reflexões sobre temas estudados. Essa atividade desenvolve a escrita e a criatividade, atendendo à habilidade EF15LP02, que foca na produção de textos em diferentes gêneros.

4. Projeto de Pesquisa sobre Cultura Local

Os alunos realizam uma pesquisa sobre a cultura local, entrevistando moradores e coletando informações. Essa atividade promove a valorização da cultura e está ligada à habilidade EF15HI01, que trata do conhecimento histórico e cultural.

5. Apresentação de Trabalhos em Grupo

Dividir a turma em grupos para apresentar trabalhos sobre temas diversos estimula a colaboração e a comunicação. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15EF01, que envolve a prática de atividades físicas em grupo.

6. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas relevantes, como saúde e meio ambiente, para expor na escola. Essa atividade desenvolve a criatividade e a habilidade EF15AR01, que envolve a produção artística.

7. Simulação de Mercado

Realizar uma simulação de mercado em sala de aula, onde os alunos podem comprar e vender produtos fictícios, ajuda a entender conceitos econômicos. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15MAT04, que aborda operações matemáticas.

8. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre temas estudados, utilizando recursos tecnológicos. Essa atividade estimula a criatividade e se relaciona com a habilidade EF15CI02, que envolve a utilização de tecnologias digitais.

9. Leitura Dramática de Textos

Promover uma leitura dramática de textos literários permite que os alunos explorem a interpretação e a expressão oral. Essa atividade atende à habilidade EF15LP03, que foca na leitura e interpretação de obras literárias.

10. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula ajuda os alunos a compreender conceitos de ciências de forma prática. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15CI01, que trata da investigação científica.