15 Ideias de Atividades (BNCC) produção de texto 3º ano

1. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a produção textual, além de trabalhar a sequência lógica dos eventos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Diário de Bordo

Os estudantes podem manter um diário de bordo onde registram suas experiências diárias, reflexões e aprendizados. Essa prática ajuda a desenvolver a escrita pessoal e a organização de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Cartas para Personagens

Nesta atividade, os alunos escrevem cartas para personagens de livros que leram. Isso promove a empatia e a análise crítica, além de exercitar a escrita de forma mais pessoal e direta. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Poemas

Os alunos são incentivados a criar poemas sobre temas que lhes interessam. Essa atividade desenvolve a sensibilidade literária e a expressão artística, além de trabalhar a sonoridade e a rítmica da língua. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Roteiro de Teatro

Os estudantes podem escrever um pequeno roteiro para uma peça de teatro. Essa atividade estimula a criatividade, a colaboração em grupo e a estruturação de diálogos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Resenha de Livros

Os alunos devem ler um livro e escrever uma resenha, abordando os principais pontos da história e suas opiniões pessoais. Essa atividade desenvolve a capacidade crítica e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Blog

Os estudantes podem criar um blog onde publicam textos sobre temas variados, como hobbies, interesses e experiências. Essa atividade promove a escrita colaborativa e o uso de plataformas digitais. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Entrevistas com Familiares

Nesta atividade, os alunos realizam entrevistas com familiares e escrevem sobre as histórias que ouviram. Isso ajuda a desenvolver habilidades de escuta e a valorização da história familiar. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Fábulas

Os alunos são desafiados a criar suas próprias fábulas, utilizando animais como personagens e uma moral no final. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre valores. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogo de Palavras Cruzadas

Os estudantes podem criar palavras cruzadas com temas relacionados ao que estão aprendendo. Essa atividade trabalha o vocabulário e a ortografia de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Histórias em Grupo

Os alunos formam grupos e criam uma história em conjunto, onde cada um contribui com uma parte. Essa atividade promove a colaboração e a construção coletiva de narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Produção de Noticiários

Os estudantes podem produzir um noticiário sobre eventos da escola ou da comunidade. Essa atividade desenvolve a escrita jornalística e a pesquisa de informações. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de Cartazes

Os alunos criam cartazes informativos sobre temas de interesse, utilizando textos e imagens. Essa atividade estimula a síntese de informações e a criatividade visual. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Criação de Contos de Fadas

Os estudantes são convidados a reescrever contos de fadas clássicos, dando novas perspectivas e finais. Essa atividade estimula a imaginação e a reinterpretação de histórias conhecidas. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Produção de Vídeos

Os alunos podem criar vídeos curtos onde contam histórias ou explicam temas que aprenderam. Essa atividade integra a escrita com a produção audiovisual, desenvolvendo múltiplas habilidades. Habilidade BNCC: EF15LP15.