15 Ideias de Atividades (BNCC) nono ano português

1. Análise de Poemas

Proponha aos alunos a leitura de diferentes poemas de autores brasileiros, como Carlos Drummond de Andrade e Adélia Prado. Após a leitura, os alunos devem fazer uma análise crítica, identificando elementos como metáforas, rimas e temas centrais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP12, que envolve a análise de textos poéticos.

2. Criação de Contos

Os alunos devem escrever um conto que inclua elementos de fantasia e realismo. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita, além de permitir a aplicação da habilidade EF15LP13, que trata da produção de textos narrativos.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organize um debate em sala de aula sobre um tema social relevante, como a desigualdade ou a preservação ambiental. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória, conforme a habilidade EF15LP14.

4. Leitura e Interpretação de Crônicas

Selecione crônicas de autores contemporâneos e peça aos alunos que façam uma interpretação crítica. Eles devem identificar a opinião do autor e relacionar com o contexto social atual, alinhando-se à habilidade EF15LP15.

5. Produção de Vídeos

Os alunos podem criar vídeos curtos abordando um tema literário estudado, utilizando recursos visuais e sonoros. Essa atividade promove a expressão criativa e o uso de novas mídias, conforme a habilidade EF15LP16.

6. Análise de Filmes Baseados em Livros

Escolha um filme que tenha sido adaptado de um livro e peça aos alunos que comparem as duas obras. Eles devem discutir as diferenças e semelhanças, desenvolvendo a habilidade EF15LP17, que envolve a comparação de diferentes linguagens artísticas.

7. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde publicarão resenhas de livros lidos ao longo do ano. Essa atividade incentiva a escrita e a reflexão crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP18.

8. Estudo de Gêneros Textuais

Realize uma atividade onde os alunos devem identificar e produzir diferentes gêneros textuais, como cartas, crônicas e contos. Essa prática está alinhada à habilidade EF15LP19, que aborda a diversidade de gêneros na produção textual.

9. Criação de Poesias Visuais

Os alunos devem criar poesias visuais, utilizando elementos gráficos e textuais. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação de textos, conforme a habilidade EF15LP20.

10. Análise de Música

Escolha letras de músicas que abordem temas sociais e peça aos alunos que façam uma análise crítica. Eles devem identificar os recursos poéticos utilizados e discutir a mensagem da canção, alinhando-se à habilidade EF15LP21.

11. Produção de Podcast

Os alunos podem criar um podcast onde discutem temas literários ou fazem entrevistas com autores locais. Essa atividade promove a oralidade e a pesquisa, conforme a habilidade EF15LP22.

12. Jogo de Palavras

Organize um jogo de palavras cruzadas ou caça-palavras utilizando vocabulário literário. Essa atividade ajuda na fixação de termos e conceitos, alinhando-se à habilidade EF15LP23.

13. Criação de Fanzine

Os alunos podem criar um fanzine onde publicam contos, poemas e ilustrações. Essa atividade estimula a produção textual e a criatividade, conforme a habilidade EF15LP24.

14. Estudo de Autores Clássicos

Proponha uma pesquisa sobre um autor clássico da literatura brasileira, onde os alunos devem apresentar sua biografia e principais obras. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP25.

15. Análise de Contos de Fadas

Peça aos alunos que analisem contos de fadas, identificando elementos culturais e morais. Essa atividade promove a reflexão crítica e a interpretação de textos, conforme a habilidade EF15LP26.