15 Ideias de Atividades (BNCC) jogos e brincadeiras ensino médio

1. Jogo da Memória com Conceitos da BNCC

O Jogo da Memória é uma atividade que pode ser adaptada para revisar conceitos importantes da BNCC. Os alunos devem criar pares de cartas que contenham definições e termos relacionados às habilidades da BNCC. Essa atividade estimula a memorização e a associação de ideias, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: (EF15LP01).

2. Caça ao Tesouro de Conhecimentos

Organizar uma caça ao tesouro onde os alunos precisam encontrar pistas relacionadas a temas abordados na BNCC. Cada pista pode levar a uma nova habilidade ou conteúdo, incentivando a pesquisa e a colaboração. Habilidade BNCC: (EF15CI02).

3. Debate sobre Temas da Atualidade

Promover um debate em sala de aula sobre temas atuais que se relacionam com as competências da BNCC. Os alunos podem ser divididos em grupos para defender diferentes pontos de vista, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico. Habilidade BNCC: (EF15LP10).

4. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches que represente uma história relacionada a um tema da BNCC. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de facilitar a compreensão de conteúdos complexos. Habilidade BNCC: (EF15AR03).

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre os conteúdos abordados na BNCC. Os alunos podem se dividir em equipes e competir para ver quem responde mais perguntas corretamente, promovendo o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: (EF15MA05).

6. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre temas da BNCC, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e a habilidade de comunicação, além de ser uma forma moderna de apresentar conteúdos. Habilidade BNCC: (EF15LP08).

7. Jogo de Role-Playing

Utilizar o método de role-playing para simular situações que envolvem temas da BNCC. Os alunos podem representar diferentes papéis em uma situação, desenvolvendo empatia e habilidades sociais. Habilidade BNCC: (EF15EF01).

8. Criação de um Blog Coletivo

Os alunos podem criar um blog coletivo onde compartilham suas reflexões sobre os conteúdos da BNCC. Essa atividade incentiva a escrita, a pesquisa e a troca de ideias, além de ser uma forma de documentar o aprendizado. Habilidade BNCC: (EF15LP07).

9. Jogo da Verdade ou Mentira

Os alunos devem criar afirmações sobre temas da BNCC, sendo algumas verdadeiras e outras falsas. Os colegas devem adivinhar quais são verdadeiras, promovendo a discussão e o aprofundamento nos conteúdos. Habilidade BNCC: (EF15CI03).

10. Dinâmica de Grupo: O Que Você Aprendeu?

Realizar uma dinâmica onde os alunos compartilham o que aprenderam sobre as habilidades da BNCC. Essa atividade promove a reflexão e a troca de conhecimentos, além de fortalecer o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: (EF15LP09).