15 Ideias de Atividades (BNCC) de basquete ensino fundamental

1. Jogo de Passes

Uma atividade fundamental para desenvolver a habilidade de passe no basquete é o jogo de passes. Os alunos se dividem em duplas e devem se posicionar a uma distância de 5 metros um do outro. O objetivo é realizar passes precisos, alternando entre passes de peito, passes por cima da cabeça e passes de basquete. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a prática de habilidades motoras em diferentes contextos.

2. Dribles em Circuito

Os alunos devem realizar um circuito de dribles, utilizando cones para criar obstáculos. Cada aluno deve driblar a bola de basquete em zigue-zague, controlando a velocidade e a direção. Essa atividade é importante para desenvolver a coordenação motora e o controle da bola, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a execução de movimentos com precisão e controle.

3. Arremessos de Distância

Os alunos praticam arremessos a diferentes distâncias da cesta. Inicialmente, devem arremessar de perto e, gradualmente, aumentar a distância. Essa atividade ajuda a desenvolver a força e a técnica de arremesso, sendo uma aplicação prática da habilidade BNCC EF15EF03, que trata do aperfeiçoamento de habilidades de arremesso.

4. Jogo de Defesa

Divida a turma em dois grupos: um grupo será o ataque e o outro a defesa. O objetivo do grupo de defesa é impedir que o grupo de ataque faça pontos. Essa atividade ensina os alunos sobre a importância da defesa no basquete e está relacionada à habilidade BNCC EF15EF04, que aborda a compreensão das regras e estratégias do jogo.

5. Mini-Torneio

Organize um mini-torneio entre as equipes formadas na sala de aula. Os alunos devem aplicar as habilidades que aprenderam nas atividades anteriores em um ambiente competitivo. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a aplicação prática das habilidades, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF05, que incentiva a participação em atividades coletivas.

6. Treino de Lances Livres

Os alunos devem praticar lances livres, focando na técnica e na concentração. Cada aluno terá a oportunidade de arremessar várias vezes, registrando suas pontuações. Essa atividade é essencial para desenvolver a precisão nos arremessos, conforme a habilidade BNCC EF15EF06, que enfatiza a importância da prática individual.

7. Jogos de Situação

Crie situações específicas de jogo onde os alunos devem tomar decisões rápidas, como em um jogo real. Por exemplo, simule um ataque em que os alunos precisam escolher entre passar a bola ou arremessar. Essa atividade desenvolve o pensamento estratégico e está alinhada à habilidade BNCC EF15EF07, que trata da tomada de decisões em situações de jogo.

8. Atividade de Coordenação

Realize exercícios de coordenação, como driblar a bola enquanto caminha em linha reta ou em círculos. Os alunos devem se concentrar em manter o controle da bola. Essa atividade é importante para a habilidade BNCC EF15EF08, que aborda a coordenação motora em atividades esportivas.

9. Estudo das Regras do Jogo

Promova uma aula teórica sobre as regras do basquete. Os alunos devem aprender sobre as faltas, o tempo de jogo e as posições dos jogadores. Essa atividade é fundamental para a compreensão do esporte e está alinhada à habilidade BNCC EF15EF09, que enfatiza o conhecimento das regras e normas de jogos coletivos.

10. Exercícios de Alongamento

Antes e após as atividades, os alunos devem realizar exercícios de alongamento específicos para o basquete. Isso ajuda a prevenir lesões e melhora a flexibilidade. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EF15EF10, que aborda a importância do aquecimento e do alongamento em atividades físicas.