15 Ideias de Atividades (BNCC) higiene pessoal ensino fundamental

15 Ideias de Atividades (BNCC) Higiene Pessoal Ensino Fundamental

1. Criação de Cartazes sobre Higiene Pessoal: Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a importância da higiene pessoal, abordando tópicos como escovação dos dentes, banho e uso de desodorantes. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

2. Teatro de Fantoches: Os estudantes podem desenvolver uma peça de teatro utilizando fantoches para ensinar sobre hábitos saudáveis de higiene. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF15AR01, que trata da apreciação e criação de produções artísticas.

3. Diário de Higiene: Os alunos podem manter um diário onde registram suas práticas diárias de higiene pessoal. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP02, que envolve a leitura e produção de textos pessoais.

4. Debate sobre Higiene: Organizar um debate em sala de aula sobre a importância da higiene pessoal e suas consequências para a saúde. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP03, que envolve a argumentação e a construção de opiniões.

5. Jogo da Memória: Criar um jogo da memória com imagens e informações sobre práticas de higiene. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15MA01, que envolve a resolução de problemas e o raciocínio lógico.

6. Vídeo Educativo: Os alunos podem produzir um vídeo educativo sobre como realizar a higiene pessoal corretamente. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos multimídia.

7. Experimento sobre Germes: Realizar um experimento simples para mostrar a presença de germes nas mãos antes e depois da lavagem. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15CI01, que envolve a investigação e experimentação científica.

8. Roda de Conversa: Promover uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas experiências e aprendizados sobre higiene pessoal. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP05, que envolve a interação e a escuta ativa.

9. Desenho sobre Higiene: Pedir aos alunos que desenhem uma cena que represente a importância da higiene pessoal. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR02, que envolve a criação artística.

10. Campanha de Conscientização: Os alunos podem desenvolver uma campanha de conscientização sobre a higiene pessoal, utilizando redes sociais ou murais na escola. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos persuasivos.

11. Quiz sobre Higiene: Criar um quiz interativo sobre hábitos de higiene pessoal, promovendo a aprendizagem de forma lúdica. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15MA02, que envolve a interpretação de dados e informações.

12. Histórias em Quadrinhos: Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem a importância da higiene pessoal. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de narrativas.

13. Visita de um Profissional de Saúde: Convidar um profissional de saúde para falar sobre a importância da higiene pessoal e responder perguntas dos alunos. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15CI02, que envolve a busca por informações e a construção de conhecimento.

14. Atividade de Lavagem de Mãos: Realizar uma atividade prática onde os alunos aprendem a lavar as mãos corretamente, utilizando sabão e água. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15CI03, que envolve a prática de hábitos saudáveis.

15. Criação de um Jingle: Os alunos podem criar um jingle ou música que promova a higiene pessoal, utilizando rimas e melodias. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR03, que envolve a criação musical.