15 Ideias de Atividades (BNCC) alimentação saudável ensino fundamental 1º

1. Montando um Prato Saudável

Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a pirâmide alimentar e como montar um prato saudável. Os estudantes devem desenhar um prato e dividi-lo em seções, representando os diferentes grupos alimentares: frutas, verduras, grãos, proteínas e laticínios. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos e a organização de ideias.

2. Jogo da Memória dos Alimentos

Os alunos criarão um jogo da memória utilizando cartões com imagens de alimentos saudáveis e suas respectivas classificações. Essa atividade estimula a memória e o reconhecimento dos alimentos, além de promover discussões sobre a importância de uma alimentação balanceada. A habilidade BNCC EF15LP01 é abordada, que trata da leitura e interpretação de imagens.

3. Oficina de Receitas Saudáveis

Os alunos participarão de uma oficina onde poderão criar receitas saudáveis utilizando ingredientes variados. Cada aluno deve apresentar sua receita e explicar os benefícios dos ingredientes utilizados. Esta atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de textos orais e escritos.

4. Roda de Conversa sobre Alimentação

Nesta atividade, os alunos participarão de uma roda de conversa onde poderão discutir suas experiências com alimentos saudáveis e não saudáveis. O professor pode mediar a conversa, incentivando a troca de ideias e a reflexão sobre hábitos alimentares. A habilidade BNCC EF15LP04 é abordada, que trata da escuta e do respeito à opinião dos outros.

5. Criação de um Diário Alimentar

Os alunos deverão manter um diário alimentar por uma semana, registrando tudo o que consomem. Após esse período, eles irão analisar seus hábitos e discutir em sala de aula o que podem melhorar. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a reflexão sobre a própria produção textual e a autoavaliação.

6. Desafio da Fruta do Dia

Os alunos serão desafiados a trazer uma fruta diferente a cada dia da semana e compartilhar informações sobre ela, como origem, benefícios e formas de consumo. Essa atividade promove o conhecimento sobre a diversidade de frutas e está relacionada à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a pesquisa e apresentação de informações.

7. Mapa da Alimentação Saudável

Os alunos criarão um mapa mental sobre alimentação saudável, incluindo informações sobre os grupos alimentares, a importância da hidratação e os benefícios de cada tipo de alimento. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a organização de informações em diferentes formatos.

8. Experimento com Plantas

Os alunos irão plantar sementes de vegetais e acompanhar seu crescimento. Durante o processo, eles aprenderão sobre a importância dos vegetais na alimentação e como cultivá-los. Esta atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP08, que envolve a observação e registro de fenômenos naturais.

9. Cartazes sobre Alimentos

Os alunos criarão cartazes informativos sobre diferentes alimentos, destacando seus benefícios e formas de preparo. Esses cartazes poderão ser expostos na escola, promovendo a conscientização sobre alimentação saudável. A habilidade BNCC EF15LP09 é abordada, que trata da produção de textos informativos.

10. Quiz sobre Alimentação Saudável

Os alunos participarão de um quiz interativo sobre alimentação saudável, onde responderão perguntas sobre os grupos alimentares, nutrientes e hábitos saudáveis. Essa atividade promove o aprendizado de forma lúdica e está alinhada à habilidade BNCC EF15LP10, que envolve a interpretação de textos e informações.