15 Ideias de Atividades (BNCC) 2º ano do ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas definições, promovendo a interação e o aprendizado. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a escrita de palavras em contextos variados.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem criar suas próprias histórias em grupos e apresentá-las para a turma. Essa atividade desenvolve a criatividade e a habilidade de comunicação, além de estar em conformidade com a habilidade EF15LP02, que trata da produção de textos orais e escritos.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Utilizando materiais recicláveis, os alunos podem criar obras de arte, promovendo a consciência ambiental. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02AR01, que incentiva a experimentação de diferentes técnicas artísticas.

4. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos devem resolver problemas matemáticos para encontrar pistas que os levem a um “tesouro” escondido. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e está alinhada à habilidade EF02MA05, que envolve a resolução de problemas com adição e subtração.

5. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem produzir um jornal com notícias, entrevistas e reportagens sobre a escola e a comunidade. Essa atividade está ligada à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos informativos e a leitura crítica de diferentes gêneros textuais.

6. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos básicos, como a mistura de água e óleo, para observar a formação de camadas. Essa atividade promove a curiosidade científica e está alinhada à habilidade EF02CI01, que envolve a observação e a descrição de fenômenos naturais.

7. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar histórias, desenvolvendo habilidades de expressão e trabalho em equipe. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR02, que incentiva a criação e a apresentação de performances artísticas.

8. Mapa da Comunidade

Os alunos podem desenhar um mapa da comunidade, identificando locais importantes. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02GE01, que envolve a leitura e a interpretação de mapas e representações gráficas.

9. Jogo de Role-Playing

Os alunos podem representar diferentes profissões e discutir suas funções na sociedade. Essa atividade promove a empatia e está alinhada à habilidade EF02CI02, que envolve a compreensão das relações sociais e do trabalho.

10. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem colaborar na criação de um livro, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que trata da produção de textos coletivos.

11. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os alunos podem criar e jogar tabuleiros que envolvam questões de matemática, português ou ciências. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02MA06, que envolve a resolução de problemas em situações lúdicas.

12. Atividades de Leitura Compartilhada

Os alunos podem participar de sessões de leitura em grupo, onde cada um lê uma parte do texto. Essa atividade promove a fluência e a compreensão leitora, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a leitura de diferentes gêneros textuais.

13. Experiência de Culinária

Os alunos podem participar de uma atividade de culinária, onde aprendem a seguir receitas e a trabalhar em equipe. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02MA07, que envolve a utilização de medidas e proporções.

14. Criação de um Blog da Turma

Os alunos podem criar um blog para compartilhar suas experiências e aprendizados. Essa atividade promove a escrita e a tecnologia, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos para diferentes mídias.

15. Atividades de Educação Física com Jogos Tradicionais

Os alunos podem aprender e praticar jogos tradicionais, promovendo a atividade física e o trabalho em equipe. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02EF01, que envolve a prática de atividades corporais e jogos.