15 Ideias de Atividades (BNCC) geografia 5º ano ensino fundamental

1. Mapa Mundi Interativo

Uma atividade que envolve a criação de um mapa mundi interativo, onde os alunos podem identificar os continentes, oceanos e países. Utilizando materiais recicláveis, como papelão e tintas, os estudantes podem montar um grande mapa na sala de aula. A atividade pode ser complementada com a pesquisa sobre as características geográficas de cada região. Habilidade BNCC: EF05GE01.

2. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Geografia

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre temas geográficos, como clima, relevo e vegetação. Divididos em grupos, eles devem responder a perguntas que variam em dificuldade. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF05GE02.

3. Criação de um Diário de Viagem

Os alunos devem escolher um país e criar um diário de viagem, onde relatarão informações sobre a geografia, cultura e curiosidades do local. Essa atividade pode incluir desenhos, recortes e colagens, tornando o aprendizado mais dinâmico e visual. Habilidade BNCC: EF05GE03.

4. Estudo de Casos de Desastres Naturais

Os alunos podem pesquisar e apresentar casos de desastres naturais que ocorreram em diferentes partes do mundo, como terremotos, tsunamis e furacões. A atividade pode incluir a análise das causas e consequências desses eventos, promovendo a reflexão sobre a importância da geografia na prevenção de desastres. Habilidade BNCC: EF05GE04.

5. Mapa dos Climas do Brasil

Os alunos devem criar um mapa que represente os diferentes climas do Brasil, utilizando cores e símbolos para identificar cada região climática. Essa atividade pode ser complementada com a pesquisa sobre como o clima influencia a vida das pessoas em cada região. Habilidade BNCC: EF05GE05.

6. Debate sobre Sustentabilidade

Organizar um debate em sala de aula sobre a importância da sustentabilidade e como as ações humanas afetam o meio ambiente. Os alunos podem pesquisar e apresentar soluções para problemas ambientais, como desmatamento e poluição. Habilidade BNCC: EF05GE06.

7. Visita a um Parque Geológico

Promover uma visita a um parque geológico local, onde os alunos poderão observar formações rochosas e aprender sobre a geologia da região. Essa atividade prática ajuda a conectar a teoria com a realidade, tornando o aprendizado mais significativo. Habilidade BNCC: EF05GE07.

8. Produção de um Vídeo Educativo

Os alunos podem produzir um vídeo educativo sobre um tema geográfico específico, como a importância das florestas ou a biodiversidade. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF05GE08.

9. Análise de Mapas Históricos

Os alunos devem analisar mapas históricos e comparar com mapas atuais para entender as mudanças geográficas ao longo do tempo. Essa atividade pode incluir discussões sobre a colonização, guerras e desenvolvimento urbano. Habilidade BNCC: EF05GE09.

10. Criação de um Quiz Geográfico

Os alunos podem criar um quiz geográfico utilizando plataformas digitais, onde poderão testar os conhecimentos dos colegas sobre geografia. Essa atividade promove o aprendizado colaborativo e o uso de tecnologias. Habilidade BNCC: EF05GE10.

11. Estudo sobre a População Brasileira

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a distribuição da população brasileira, analisando dados demográficos e sociais. A atividade pode incluir gráficos e tabelas, promovendo a interpretação de dados. Habilidade BNCC: EF05GE11.

12. Mapa da Diversidade Cultural

Os alunos devem criar um mapa que represente a diversidade cultural do Brasil, incluindo danças, culinária e tradições de diferentes regiões. Essa atividade estimula o respeito e a valorização das culturas locais. Habilidade BNCC: EF05GE12.

13. Experiência com Sensores Climáticos

Utilizar sensores climáticos para medir a temperatura, umidade e pressão atmosférica em diferentes horários do dia. Os alunos podem registrar os dados e analisar as variações climáticas, promovendo a prática científica. Habilidade BNCC: EF05GE13.

14. Criação de um Blog de Geografia

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações e curiosidades sobre temas geográficos. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, além de promover o uso de plataformas digitais. Habilidade BNCC: EF05GE14.

15. Jogo de Tabuleiro sobre Geografia

Os alunos podem desenvolver um jogo de tabuleiro que aborde temas geográficos, como capitais, rios e montanhas. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF05GE15.