15 Ideias de Atividades (BNCC) geografia 1º ano ensino fundamental

1. Mapa da Escola

Uma atividade prática que envolve a criação de um mapa da escola pelos alunos. Eles devem identificar e desenhar os principais espaços, como salas de aula, biblioteca e pátio. Essa atividade desenvolve a habilidade de localização e representação espacial, conforme a habilidade BNCC (Geografia) EF01GE01.

2. Explorando o Bairro

Os alunos podem realizar uma caminhada pelo bairro, observando e registrando elementos geográficos, como ruas, praças e comércios. Após a atividade, eles devem criar um mural com fotos e desenhos, promovendo a habilidade de observação e análise do espaço geográfico, conforme a habilidade BNCC EF01GE02.

3. Jogo de Cartas de Elementos Naturais

Criação de um jogo de cartas com imagens de elementos naturais, como rios, montanhas e florestas. Os alunos devem combinar as cartas com suas características e localizações. Essa atividade estimula o conhecimento sobre a diversidade natural e a habilidade de classificação, conforme a habilidade BNCC EF01GE03.

4. A História do Meu Bairro

Os alunos devem entrevistar familiares ou moradores antigos do bairro para coletar histórias e informações sobre a história local. Em seguida, eles podem apresentar suas descobertas em sala de aula. Essa atividade promove a valorização da cultura local e a habilidade de pesquisa, conforme a habilidade BNCC EF01GE04.

5. Criando um Diário de Viagem

Os alunos podem criar um diário de viagem fictício, onde descrevem uma viagem a um lugar que gostariam de conhecer. Eles devem incluir informações sobre a localização, clima e cultura do lugar. Essa atividade estimula a imaginação e o conhecimento sobre diferentes regiões, conforme a habilidade BNCC EF01GE05.

6. Mapa do Mundo em Grupo

Dividir a turma em grupos e cada grupo ficará responsável por pesquisar e apresentar um continente. Eles devem criar um mapa que destaque as principais características geográficas e culturais. Essa atividade promove o trabalho em equipe e o conhecimento sobre a diversidade mundial, conforme a habilidade BNCC EF01GE06.

7. Atividade de Reciclagem e Sustentabilidade

Os alunos devem coletar materiais recicláveis e criar uma maquete que represente a importância da reciclagem para o meio ambiente. Essa atividade ensina sobre sustentabilidade e a relação do ser humano com a natureza, conforme a habilidade BNCC EF01GE07.

8. Identificando Climas e Vegetações

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes climas e vegetações do Brasil e criar um painel ilustrativo. Eles devem incluir informações sobre onde cada tipo de clima e vegetação se encontra. Essa atividade desenvolve a habilidade de pesquisa e conhecimento sobre a diversidade ambiental, conforme a habilidade BNCC EF01GE08.

9. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Geografia

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre temas geográficos estudados em sala. Os alunos podem se dividir em equipes e competir para ver quem responde mais perguntas corretamente. Essa atividade estimula o aprendizado lúdico e a fixação de conteúdo, conforme a habilidade BNCC EF01GE09.

10. Criando uma Linha do Tempo Geográfica

Os alunos devem criar uma linha do tempo que represente eventos geográficos importantes, como a formação de montanhas ou a descoberta de novas terras. Eles podem usar imagens e textos para ilustrar. Essa atividade promove a compreensão do tempo e espaço na geografia, conforme a habilidade BNCC EF01GE10.