15 Ideias de Atividades (BNCC) verbo to be

1. Jogo da Memória com o Verbo To Be

Crie um jogo da memória utilizando cartões que contenham frases simples com o verbo “to be” em diferentes tempos e formas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, como “I am” e “You are”. Essa atividade estimula a memorização e o reconhecimento das estruturas do verbo. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Diários Pessoais

Pede-se aos alunos que escrevam um diário pessoal utilizando o verbo “to be” para descrever suas rotinas diárias. Por exemplo, “I am a student” ou “She is my friend”. Essa atividade ajuda os alunos a praticar a escrita e a usar o verbo em contextos reais. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Entrevista com um Colega

Organize uma atividade em que os alunos entrevistem uns aos outros, utilizando perguntas que envolvam o verbo “to be”. Exemplos de perguntas incluem “What is your favorite color?” ou “Who is your best friend?”. Essa interação promove a prática oral e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Descrição de Imagens

Forneça imagens variadas e peça aos alunos que descrevam o que veem utilizando o verbo “to be”. Por exemplo, “The cat is black” ou “They are happy”. Essa atividade estimula a observação e a construção de frases. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Cartazes

Os alunos devem criar cartazes que representem diferentes profissões, utilizando o verbo “to be”. Por exemplo, “He is a doctor” ou “She is a teacher”. Essa atividade incentiva a criatividade e a aplicação do vocabulário em contextos profissionais. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo de Adivinhação

Realize um jogo de adivinhação onde um aluno descreve uma pessoa ou objeto usando o verbo “to be”, e os outros alunos devem adivinhar quem ou o que é. Por exemplo, “I am tall and I have four legs” para um cachorro. Essa atividade promove a comunicação e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Música e Letras

Utilize músicas que contenham o verbo “to be” e peça aos alunos que identifiquem e analisem as letras. Após a análise, eles podem criar suas próprias letras de músicas utilizando o verbo. Essa atividade combina música e linguagem, tornando o aprendizado mais dinâmico. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Role Play

Organize uma atividade de role play onde os alunos devem atuar em situações cotidianas utilizando o verbo “to be”. Por exemplo, representar uma conversa em um restaurante. Essa prática ajuda a desenvolver a fluência e a confiança na fala. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Quiz Interativo

Crie um quiz interativo sobre o uso do verbo “to be”, onde os alunos devem responder a perguntas de múltipla escolha. Essa atividade pode ser realizada em grupos e estimula a competição saudável e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Peça aos alunos que criem histórias em quadrinhos utilizando o verbo “to be” em seus diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação do verbo em narrativas visuais. Habilidade BNCC: EF15LP10.