15 Ideias de Atividades (BNCC) lúdico na educação infantil

1. Jogo da Memória com Formas Geométricas

Uma atividade lúdica que estimula a memória e o reconhecimento de formas. Os alunos podem criar cartas com diferentes formas geométricas e, em seguida, jogar um jogo da memória. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15MA01, que envolve a identificação e a classificação de formas geométricas.

2. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias é uma prática rica na educação infantil. Usar fantoches para representar personagens torna a atividade mais envolvente. Essa prática desenvolve a habilidade EF15LP01, que foca na apreciação e na produção de narrativas.

3. Pintura com os Dedos

A pintura com os dedos é uma forma divertida de explorar as cores e a criatividade. As crianças podem usar as mãos para criar obras de arte, estimulando a coordenação motora e a expressão artística, conforme a habilidade EF15AR01.

4. Caça ao Tesouro

Organizar uma caça ao tesouro no ambiente escolar é uma excelente maneira de promover o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Os alunos devem seguir pistas que os levam a diferentes locais, alinhando-se à habilidade EF15CI01, que envolve a exploração do ambiente.

5. Dança das Cadeiras

Esse jogo clássico é ótimo para trabalhar a coordenação e o ritmo. As crianças dançam enquanto a música toca e, quando ela para, devem encontrar uma cadeira. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR02, que envolve a expressão corporal e a dança.

6. Criação de Máscaras

As crianças podem criar máscaras usando papel, tintas e outros materiais. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão individual, alinhando-se à habilidade EF15AR03, que envolve a produção de arte visual.

7. Jogo de Rimas

Propor um jogo onde as crianças devem encontrar palavras que rimam é uma forma divertida de trabalhar a linguagem. Essa atividade está ligada à habilidade EF15LP02, que envolve a exploração de rimas e sons na língua portuguesa.

8. Experimentos com Água

Realizar pequenos experimentos com água, como observar a flutuação de objetos, é uma maneira prática de ensinar conceitos de ciência. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15CI02, que envolve a investigação de propriedades de materiais.

9. Teatro de Sombras

Usar uma fonte de luz e recortes de papel para criar um teatro de sombras é uma atividade que estimula a imaginação e a narrativa. Essa prática está alinhada à habilidade EF15AR04, que envolve a criação de performances artísticas.

10. Jardinagem

Iniciar um pequeno jardim na escola permite que as crianças aprendam sobre a natureza e a responsabilidade. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15CI03, que envolve o cuidado e a observação do meio ambiente.