15 Ideias de Atividades (BNCC) de história ensino fundamental 2º ano

1. Linha do Tempo da História

Uma atividade que envolve a criação de uma linha do tempo com eventos importantes da história do Brasil. Os alunos podem pesquisar e apresentar eventos como a chegada dos portugueses, a independência e a Proclamação da República. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02HI01, que aborda a identificação de diferentes períodos históricos.

2. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre a história do Brasil. As perguntas podem abranger temas como a colonização, a escravidão e a Revolução Industrial. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF02HI02, que envolve a análise de fontes históricas.

3. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas específicos da história, como a vida dos indígenas antes da chegada dos europeus ou a importância da escravidão na formação da sociedade brasileira. Essa atividade promove a criatividade e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF02HI03, que trata da interpretação de documentos históricos.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos podem desenvolver um teatro de fantoches que represente um evento histórico, como a chegada de Pedro I ao Brasil. Essa atividade incentiva a expressão artística e a compreensão de eventos históricos, alinhando-se à habilidade EF02HI04, que envolve a representação de diferentes perspectivas históricas.

5. Debate sobre Temas Históricos

Promover um debate em sala de aula sobre temas como a escravidão e a imigração no Brasil. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico, alinhando-se à habilidade EF02HI05, que aborda a construção de argumentos a partir de evidências históricas.

6. Mapa Conceitual da História

Os alunos podem criar um mapa conceitual que conecte diferentes eventos e figuras históricas, como Dom Pedro II e a Abolição da Escravatura. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização das relações históricas, alinhando-se à habilidade EF02HI06, que envolve a construção de relações entre diferentes períodos históricos.

7. Entrevista com Personagens Históricos

Os alunos podem realizar uma atividade de entrevista, onde cada um escolhe um personagem histórico e apresenta suas respostas a perguntas sobre sua vida e época. Essa atividade estimula a pesquisa e a empatia, alinhando-se à habilidade EF02HI07, que trata da análise de diferentes narrativas históricas.

8. Criação de um Diário de Bordo

Os alunos podem criar um diário de bordo de um viajante do século XIX, descrevendo suas experiências e observações sobre o Brasil da época. Essa atividade incentiva a escrita criativa e a pesquisa histórica, alinhando-se à habilidade EF02HI08, que envolve a produção de textos históricos.

9. Exposição de Artefatos Históricos

Os alunos podem trazer objetos que representem a história do Brasil, como fotos, livros ou utensílios. Em seguida, podem apresentar esses objetos para a turma, explicando seu significado. Essa atividade promove a valorização da história local e está alinhada à habilidade EF02HI09, que aborda a relação entre história e cultura material.

10. Produção de Vídeos Históricos

Os alunos podem produzir vídeos curtos sobre temas históricos, como a Revolução de 1930 ou a Era Vargas. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias, alinhando-se à habilidade EF02HI10, que envolve a utilização de diferentes mídias para a apresentação de conteúdos históricos.