15 Ideias de Atividades (BNCC) para o 6º ano do ensino fundamental

1. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem desenvolver um jornal escolar, onde cada um ficará responsável por uma seção, como notícias, esportes, cultura e meio ambiente. Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e o trabalho em equipe. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15LP01 (produzir textos em diferentes gêneros) e EF15LP02 (ler e interpretar textos de diferentes gêneros).

2. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes, como meio ambiente, cidadania e direitos humanos. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de oratória e pensamento crítico. As habilidades BNCC correspondentes incluem: EF15LP03 (participar de discussões) e EF15LP04 (analisar diferentes pontos de vista).

3. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre temas estudados em sala, utilizando recursos como animações e entrevistas. Essa atividade promove a criatividade e o uso de tecnologias. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15LP05 (produzir textos multimídia) e EF15LP06 (utilizar diferentes linguagens).

4. Experimentos Científicos

Realizar experimentos simples em sala de aula para explorar conceitos de ciências, como reações químicas ou propriedades da água. Os alunos devem documentar o processo e os resultados. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15CI01 (investigar fenômenos naturais) e EF15CI02 (formular hipóteses).

5. Criação de um Blog de Classe

Os alunos podem criar um blog para compartilhar suas experiências, reflexões e aprendizados. Essa atividade estimula a escrita e a interação digital. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15LP07 (escrever para diferentes públicos) e EF15LP08 (utilizar a tecnologia para comunicação).

6. Projeto de Leitura Coletiva

Implementar um projeto de leitura coletiva, onde os alunos escolhem um livro para ler em conjunto e discutir. Essa atividade promove o gosto pela leitura e a interpretação de textos. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15LP09 (ler e compreender textos literários) e EF15LP10 (fazer conexões entre textos).

7. Criação de Mapas Conceituais

Os alunos podem desenvolver mapas conceituais sobre temas estudados, ajudando a organizar e relacionar informações. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a síntese de conteúdos. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15CI03 (organizar informações) e EF15CI04 (representar informações de diferentes maneiras).

8. Oficina de Artes Visuais

Promover uma oficina de artes visuais, onde os alunos podem explorar diferentes técnicas e materiais. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15AR01 (experimentar diferentes linguagens artísticas) e EF15AR02 (produzir obras de arte).

9. Simulação de Mercado

Realizar uma simulação de mercado, onde os alunos podem criar produtos e vender para os colegas. Essa atividade ensina sobre economia e trabalho em equipe. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15MAT01 (resolver problemas em contextos financeiros) e EF15MAT02 (analisar dados e informações).

10. Pesquisa de Campo

Os alunos podem realizar uma pesquisa de campo sobre a comunidade local, entrevistando moradores e coletando dados. Essa atividade promove a pesquisa e a interação social. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15GE01 (investigar a realidade local) e EF15GE02 (analisar informações geográficas).