15 Ideias de Atividades (BNCC) adição e subtração

1. Jogo da Adição e Subtração

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos avancem casas ao resolver problemas de adição e subtração. Cada casa pode conter uma pergunta, e ao acertar, o aluno avança. Essa atividade estimula a competição saudável e a prática das operações matemáticas. Habilidade BNCC: EF02MA03.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos precisam resolver problemas de adição e subtração para encontrar pistas. Cada pista leva a um novo local e a um novo problema. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a aplicação prática dos conceitos. Habilidade BNCC: EF02MA04.

3. Bingo de Números

Prepare cartelas de bingo com resultados de operações de adição e subtração. O professor chama as operações, e os alunos marcam os resultados em suas cartelas. O primeiro a completar uma linha grita “Bingo!” e ganha um prêmio. Habilidade BNCC: EF02MA05.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos que envolvam situações de adição e subtração. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação dos conceitos matemáticos em narrativas. Habilidade BNCC: EF02MA06.

5. Atividades com Material Manipulativo

Utilize objetos como blocos, botões ou tampinhas para que os alunos realizem adições e subtrações de forma concreta. Essa abordagem tátil ajuda na compreensão dos conceitos matemáticos. Habilidade BNCC: EF02MA01.

6. Desafio do Relógio

Crie um desafio onde os alunos precisam calcular a diferença de horas em situações do dia a dia, utilizando adição e subtração. Essa atividade conecta a matemática com a vida real. Habilidade BNCC: EF02MA03.

7. Jogo do Mercado

Simule um mercado onde os alunos precisam “comprar” e “vender” produtos, realizando operações de adição e subtração para calcular o troco. Essa atividade ensina sobre dinheiro e operações matemáticas. Habilidade BNCC: EF02MA04.

8. Grupos de Estudo

Forme grupos onde os alunos devem resolver problemas de adição e subtração em conjunto, discutindo as estratégias utilizadas. Essa atividade promove a colaboração e o aprendizado coletivo. Habilidade BNCC: EF02MA05.

9. Cartões de Flash

Crie cartões de flash com operações de adição e subtração. Os alunos podem usar esses cartões para praticar individualmente ou em duplas, desafiando-se a responder rapidamente. Habilidade BNCC: EF02MA06.

10. Música e Matemática

Desenvolva uma canção que inclua operações de adição e subtração, incentivando os alunos a cantar e resolver as operações ao mesmo tempo. Essa atividade torna o aprendizado divertido e memorável. Habilidade BNCC: EF02MA01.

11. Desenho e Cálculo

Peça aos alunos que desenhem figuras geométricas e calculem a área ou o perímetro, utilizando adição e subtração para chegar aos resultados. Essa atividade integra matemática com artes visuais. Habilidade BNCC: EF02MA03.

12. Quebra-Cabeça Matemático

Crie quebra-cabeças onde cada peça contém uma operação de adição ou subtração. Os alunos devem resolver as operações para montar o quebra-cabeça corretamente. Habilidade BNCC: EF02MA04.

13. Aplicativos de Matemática

Utilize aplicativos educativos que ensinem adição e subtração de forma lúdica. Os alunos podem praticar em casa ou na escola, tornando o aprendizado mais interativo. Habilidade BNCC: EF02MA05.

14. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches onde as histórias envolvem problemas de adição e subtração. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade. Habilidade BNCC: EF02MA06.

15. Experimentos com Dados

Realize experimentos onde os alunos coletam dados e precisam fazer adições e subtrações para analisar os resultados. Essa atividade conecta a matemática com a ciência e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF02MA01.