15 Ideias de Atividades (BNCC) para alunos da EJA

1. Leitura e Interpretação de Textos

Uma atividade fundamental para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a leitura e interpretação de textos. Os professores podem selecionar textos de diferentes gêneros, como contos, crônicas e artigos de opinião, que abordem temas relevantes para a vida dos alunos. A atividade pode incluir perguntas que estimulem a reflexão e a análise crítica, além de discussões em grupo. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC de EF15LP01, que trata da leitura e interpretação de textos.

2. Produção de Textos Criativos

Estimular a produção de textos criativos é uma excelente forma de desenvolver a escrita dos alunos da EJA. Os professores podem propor temas que sejam significativos para os alunos, como suas histórias de vida ou experiências pessoais. A atividade pode incluir a elaboração de contos, poesias ou crônicas, promovendo a expressão individual e a criatividade. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos em diferentes gêneros.

3. Jogos de Matemática

Os jogos de matemática são uma maneira lúdica e eficaz de ensinar conceitos matemáticos. Os professores podem criar jogos de tabuleiro, bingo ou até mesmo desafios online que abordem operações básicas, frações e porcentagens. Essa abordagem ajuda a fixar o conteúdo de forma divertida e interativa, alinhando-se à habilidade BNCC EF15MA01, que trata do desenvolvimento do raciocínio lógico e da resolução de problemas.

4. Projetos de Pesquisa

Realizar projetos de pesquisa sobre temas de interesse dos alunos é uma ótima maneira de desenvolver habilidades de investigação e análise. Os alunos podem escolher um tema, coletar informações e apresentar suas descobertas em forma de relatório ou apresentação oral. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a autonomia, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI01, que envolve a investigação científica.

5. Debates sobre Temas Sociais

Os debates são uma excelente forma de desenvolver a argumentação e o pensamento crítico. Os professores podem escolher temas sociais relevantes, como direitos humanos, meio ambiente ou saúde, e promover discussões em sala de aula. Essa atividade estimula a participação ativa dos alunos e a troca de ideias, alinhando-se à habilidade BNCC EF15SS01, que trata da análise de questões sociais.

6. Criação de Vídeos Educativos

A produção de vídeos educativos pode ser uma atividade envolvente e criativa. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar vídeos que expliquem conceitos aprendidos em aula, utilizando recursos visuais e sonoros. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de desenvolver habilidades tecnológicas, alinhando-se à habilidade BNCC EF15ET01, que envolve o uso de tecnologias digitais.

7. Visitas a Museus e Exposições

Organizar visitas a museus e exposições é uma forma de enriquecer o aprendizado dos alunos da EJA. Essas experiências proporcionam uma conexão prática com o conteúdo estudado, permitindo que os alunos vejam na prática o que aprenderam em sala de aula. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR01, que trata da apreciação e análise de obras de arte.

8. Atividades de Alfabetização Digital

Em um mundo cada vez mais digital, é essencial que os alunos da EJA desenvolvam habilidades de alfabetização digital. Os professores podem criar atividades que envolvam o uso de computadores e internet, como pesquisas online, criação de blogs ou uso de plataformas educacionais. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15ET02, que aborda a utilização de tecnologias digitais na educação.

9. Dinâmicas de Grupo

As dinâmicas de grupo são uma excelente maneira de promover a interação e o trabalho em equipe entre os alunos. Os professores podem utilizar jogos e atividades que estimulem a cooperação e a comunicação, ajudando a criar um ambiente de aprendizado mais colaborativo. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15EF01, que trata do desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

10. Criação de um Jornal Escolar

A criação de um jornal escolar pode ser uma atividade muito enriquecedora. Os alunos podem se dividir em equipes para escrever matérias, entrevistar colegas e professores, e até mesmo criar seções de opinião. Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de textos jornalísticos.