15 Ideias de Atividades (BNCC) de história 4º ano ensino fundamental

1. Linha do Tempo da História

Uma atividade que envolve a construção de uma linha do tempo com eventos históricos significativos do Brasil. Os alunos podem pesquisar e apresentar datas importantes, como a chegada dos portugueses, a independência e a Proclamação da República. Essa atividade está alinhada à habilidade EF04HI01, que envolve a análise de diferentes períodos históricos.

2. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre fatos históricos. Divididos em grupos, eles devem responder a perguntas relacionadas a temas estudados, como a história indígena e a colonização. Essa atividade estimula a habilidade EF04HI02, que trata da pesquisa e interpretação de fontes históricas.

3. Criação de um Diário de Bordo

Cada aluno pode criar um diário de bordo de um personagem histórico, descrevendo suas experiências e sentimentos em relação aos eventos da época. Essa atividade promove a empatia e está relacionada à habilidade EF04HI03, que envolve a compreensão de diferentes perspectivas históricas.

4. Mapa Conceitual sobre a História do Brasil

Os alunos podem desenvolver um mapa conceitual que relacione os principais eventos da história do Brasil. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e está alinhada à habilidade EF04HI04, que envolve a construção de conceitos e a relação entre eles.

5. Apresentação de Projetos Históricos

Os alunos podem escolher um tema histórico e desenvolver um projeto que inclua pesquisa, maquetes e apresentações orais. Essa atividade estimula a criatividade e está relacionada à habilidade EF04HI05, que envolve a elaboração de projetos interdisciplinares.

6. Estudo de Caso: A Escravidão no Brasil

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre a escravidão, analisando suas causas e consequências. Essa atividade promove a reflexão crítica e está alinhada à habilidade EF04HI06, que envolve a análise de contextos históricos complexos.

7. Debate sobre a Independência do Brasil

Os alunos podem participar de um debate sobre os fatores que levaram à independência do Brasil. Essa atividade estimula o pensamento crítico e está relacionada à habilidade EF04HI07, que envolve a argumentação e a defesa de pontos de vista.

8. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes que representem diferentes períodos da história brasileira, utilizando imagens e textos explicativos. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada à habilidade EF04HI08, que envolve a produção de materiais informativos.

9. Visita a Museus Virtuais

Os alunos podem explorar museus virtuais que abordem a história do Brasil, realizando atividades de pesquisa e discussão em sala de aula. Essa atividade está relacionada à habilidade EF04HI09, que envolve a utilização de recursos digitais para a pesquisa histórica.

10. Criação de uma Revistinha Histórica

Os alunos podem criar uma revistinha que conte a história de um período específico, incluindo ilustrações e textos. Essa atividade estimula a escrita criativa e está alinhada à habilidade EF04HI10, que envolve a produção textual em diferentes formatos.