15 Ideias de Atividades (BNCC) para o segundo ano do ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartões com palavras e suas respectivas imagens, promovendo a associação entre os dois. Essa atividade atende à habilidade EF15LP01 da BNCC, que envolve a leitura e a escrita de palavras.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem se reunir em grupos para criar e contar suas próprias histórias. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de desenvolver a habilidade de escuta. Relaciona-se com a habilidade EF15LP02 da BNCC, que foca na produção e interpretação de textos orais.

3. Atividade de Matemática com Brincadeiras

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvam operações matemáticas simples pode tornar o aprendizado mais lúdico. Os alunos podem jogar em duplas, praticando adição e subtração. Essa atividade está ligada à habilidade EF02MA01 da BNCC, que trata da resolução de problemas envolvendo números.

4. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes animais e criar cartazes informativos. Essa atividade desenvolve a pesquisa e a apresentação de informações, alinhando-se à habilidade EF15CI01 da BNCC, que envolve a exploração de características dos seres vivos.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos como a mistura de água e óleo para observar a separação de líquidos pode ser uma ótima forma de ensinar conceitos básicos de ciências. Essa atividade atende à habilidade EF02CI01 da BNCC, que envolve a observação e a experimentação.

6. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças, desenvolvendo habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR01 da BNCC, que trata da expressão artística e cultural.

7. Caça ao Tesouro com Perguntas

Organizar uma caça ao tesouro onde os alunos precisam responder perguntas para encontrar pistas pode ser uma forma divertida de revisar conteúdos. Essa atividade está ligada à habilidade EF02MA02 da BNCC, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

8. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um jornal, escrevendo sobre eventos da escola e suas experiências. Essa atividade promove a escrita e a leitura, alinhando-se à habilidade EF15LP03 da BNCC, que envolve a produção de textos escritos.

9. Jogos de Raciocínio Lógico

Utilizar quebra-cabeças e jogos de lógica pode ajudar os alunos a desenvolverem o raciocínio crítico. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02MA03 da BNCC, que trata do desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.

10. Atividades de Artes Visuais

Os alunos podem explorar diferentes técnicas de pintura e colagem, criando obras de arte que expressem suas emoções. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR02 da BNCC, que envolve a apreciação e a produção de artes visuais.