15 Ideias de Atividades (BNCC) biblioteca escolar

1. Leitura Dramática

A leitura dramática é uma atividade que envolve a interpretação de textos literários em grupo. Os alunos podem escolher uma obra da biblioteca escolar e, em seguida, dividir os papéis entre eles. Essa atividade estimula a expressão oral, a compreensão de texto e a empatia, além de promover a colaboração entre os estudantes. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Clube do Livro

Organizar um clube do livro na escola é uma excelente maneira de incentivar a leitura. Os alunos podem se reunir mensalmente para discutir um livro escolhido, compartilhar suas opiniões e fazer recomendações. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e crítica literária. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça ao Tesouro Literário

A caça ao tesouro literário é uma atividade interativa que envolve a busca por pistas relacionadas a livros e autores. Os alunos podem trabalhar em equipes para resolver enigmas e encontrar livros escondidos na biblioteca. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Fanzines

Os alunos podem criar fanzines, que são revistas feitas por eles mesmos, sobre temas literários ou livros que leram. Essa atividade incentiva a criatividade e a escrita, além de permitir que os alunos expressem suas opiniões sobre a literatura. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Roda de Leitura

A roda de leitura é uma atividade em que os alunos se reúnem para ler em voz alta trechos de livros. Essa prática ajuda a desenvolver a fluência na leitura e a confiança dos alunos ao se expressarem em público. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Produção de Resenhas

Os alunos podem ser incentivados a escrever resenhas sobre os livros que leram. Essas resenhas podem ser publicadas em um mural da escola ou em um blog da biblioteca. Essa atividade estimula a escrita crítica e a análise literária. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Contação de Histórias

Promover sessões de contação de histórias, onde alunos mais velhos contam histórias para os mais novos, é uma maneira de incentivar a oralidade e a escuta ativa. Essa atividade também pode incluir a dramatização das histórias contadas. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Exposição de Livros

Organizar uma exposição de livros na biblioteca escolar, onde os alunos podem apresentar suas obras favoritas, é uma ótima maneira de compartilhar conhecimento e incentivar a leitura. Os alunos podem criar cartazes e fazer apresentações sobre os livros. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Debate Literário

Realizar debates sobre temas presentes em livros lidos pelos alunos é uma atividade que estimula o pensamento crítico e a argumentação. Os alunos podem ser divididos em grupos para defender diferentes pontos de vista. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Book Trailers

Os alunos podem criar book trailers, que são vídeos curtos que promovem um livro. Essa atividade envolve a leitura, a criatividade e o uso de tecnologia, além de ser uma forma moderna de incentivar a leitura. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Mapa Literário

Os alunos podem criar um mapa literário da biblioteca, onde cada livro é representado em um local específico. Essa atividade ajuda os alunos a se familiarizarem com a organização da biblioteca e a explorarem diferentes gêneros literários. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Entrevista com Autores

Organizar uma atividade onde os alunos possam entrevistar autores, seja presencialmente ou virtualmente, é uma experiência enriquecedora. Os alunos podem preparar perguntas e aprender sobre o processo de escrita e a vida dos autores. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Oficina de Escrita Criativa

Promover oficinas de escrita criativa na biblioteca escolar é uma maneira de incentivar a produção textual. Os alunos podem participar de atividades que estimulem a imaginação e a criação de histórias. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Leitura em Voz Alta

Realizar sessões de leitura em voz alta, onde os alunos leem para seus colegas, é uma prática que melhora a fluência e a entonação. Essa atividade pode ser feita com diferentes gêneros literários, como contos, poesias e crônicas. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Jogo de Perguntas Literárias

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas sobre livros e autores, semelhante a um quiz. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar o conhecimento literário de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP15.