15 Ideias de Atividades (BNCC) para o primeiro ano

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e suas respectivas imagens. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a escrita de palavras.

2. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma excelente forma de desenvolver a imaginação e a linguagem oral. Os professores podem escolher livros ilustrados e incentivar os alunos a recontar a história com suas próprias palavras. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP02, que aborda a produção de narrativas.

3. Atividade de Classificação de Objetos

Os alunos podem trabalhar em grupos para classificar objetos de acordo com suas características, como cor, forma e tamanho. Essa atividade promove a observação e a comparação, alinhando-se à habilidade EF02MA06, que envolve a classificação de objetos.

4. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre um tema específico, utilizando recortes de revistas e desenhos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de trabalhar a habilidade EF15AR01, que envolve a produção de obras de arte.

5. Jogo de Rimas

Os professores podem organizar um jogo onde os alunos devem encontrar palavras que rimam. Essa atividade é excelente para desenvolver a consciência fonológica e está alinhada à habilidade EF15LP03, que envolve a exploração de rimas e sons.

6. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como a mistura de água e óleo, ajuda os alunos a entender conceitos básicos de ciências. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02CI01, que envolve a observação de fenômenos naturais.

7. Atividade de Leitura Compartilhada

Os professores podem realizar sessões de leitura compartilhada, onde leem um livro em voz alta e discutem a história com os alunos. Essa prática está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a compreensão de textos lidos.

8. Criação de um Diário de Classe

Os alunos podem manter um diário onde registram suas atividades diárias e sentimentos. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos pessoais.

9. Jogo de Adivinhação

Os alunos podem participar de um jogo de adivinhação onde descrevem um objeto sem nomeá-lo, e os colegas tentam adivinhar. Essa atividade desenvolve a linguagem oral e está relacionada à habilidade EF15LP06, que envolve a descrição de objetos e situações.

10. Atividade de Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma maneira eficaz de ensinar conceitos de forma lúdica. Os professores podem criar coreografias simples que envolvam contar e cantar. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR02, que envolve a expressão corporal e musical.