15 Ideias de Atividades (BNCC) para 6º ano português

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os alunos devem escrever uma história que inclua elementos de fantasia, utilizando personagens e cenários inventados. Essa atividade desenvolve a habilidade de escrita e a capacidade de criar narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Análise de Poemas

Os alunos podem analisar poemas de autores brasileiros, identificando rimas, métricas e figuras de linguagem. Essa atividade ajuda a compreender a estrutura dos poemas e a apreciar a literatura. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes, como meio ambiente ou inclusão, permite que os alunos desenvolvam suas habilidades argumentativas e de oratória. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros que leram. Essa atividade estimula a leitura crítica e a escrita reflexiva. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Leitura Dramática

Realizar uma leitura dramática de peças teatrais ou contos, onde os alunos interpretam personagens, ajuda a desenvolver a expressão oral e a compreensão de texto. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre temas estudados em sala. Essa atividade integra tecnologia e criatividade, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Palavras Cruzadas

Criar palavras cruzadas com vocabulário estudado em aula é uma maneira divertida de revisar conteúdos. Os alunos podem trabalhar em duplas para desenvolver suas próprias palavras cruzadas. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Análise de Contos de Fadas

Os alunos podem analisar contos de fadas clássicos, discutindo suas mensagens e valores. Essa atividade promove a interpretação de texto e a reflexão crítica. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos a partir de um tema ou livro estudado. Essa atividade estimula a criatividade e a síntese de informações. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Estudo de Gêneros Textuais

Os alunos podem explorar diferentes gêneros textuais, como crônicas, contos e notícias, produzindo textos em cada um deles. Essa atividade amplia o repertório textual e a compreensão das características de cada gênero. Habilidade BNCC: EF15LP10.