15 Ideias de Atividades (BNCC) anual de educação física

1. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que promove o trabalho em equipe e a resistência física. Os alunos são divididos em grupos e cada um deve correr uma distância determinada antes de passar o bastão para o próximo corredor. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes faixas etárias, e o professor pode incluir obstáculos ou variações de percurso. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogo do Queimado

O jogo do queimado é uma atividade lúdica que estimula a agilidade e a coordenação motora. Os alunos se dividem em duas equipes e tentam eliminar os adversários arremessando uma bola. Essa atividade pode ser realizada em diferentes formatos, como com regras específicas para a inclusão de alunos com deficiência. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Circuito de Exercícios

Montar um circuito de exercícios é uma excelente forma de trabalhar diferentes habilidades físicas. Os alunos passam por estações que podem incluir saltos, corridas, abdominais e flexões. O professor pode variar os exercícios de acordo com a faixa etária e o nível de habilidade dos alunos. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Dança Criativa

A dança criativa permite que os alunos expressem suas emoções e desenvolvam a coordenação motora. O professor pode propor diferentes estilos de dança e incentivar os alunos a criar suas próprias coreografias. Essa atividade promove a socialização e a autoestima. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Futebol Adaptado

O futebol adaptado é uma forma de incluir todos os alunos, independentemente de suas habilidades. O professor pode modificar as regras, como o tamanho do campo ou o número de jogadores, para garantir que todos participem. Essa atividade desenvolve o trabalho em equipe e a estratégia. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Atividades Aquáticas

As atividades aquáticas, como natação e jogos na piscina, são ótimas para desenvolver a resistência e a força muscular. O professor deve garantir a segurança dos alunos e adaptar as atividades conforme a habilidade de cada um. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Transformar jogos de tabuleiro em atividades físicas é uma maneira divertida de estimular o raciocínio lógico e a movimentação. Os alunos podem participar de jogos como “Jogo da Vida” ou “Banco Imobiliário”, onde precisam se mover pelo espaço físico. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Ginástica Rítmica

A ginástica rítmica combina movimentos de dança e acrobacias com a música. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar apresentações, desenvolvendo a coordenação e a expressão corporal. Essa atividade é ideal para promover a criatividade e a disciplina. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade que estimula o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Os alunos recebem pistas que os levam a diferentes locais, onde devem realizar desafios físicos para encontrar o tesouro. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Yoga para Crianças

A prática de yoga é benéfica para o desenvolvimento da concentração e do relaxamento. O professor pode ensinar posturas simples e técnicas de respiração, adaptando as atividades para a faixa etária dos alunos. Essa prática ajuda a melhorar a flexibilidade e a consciência corporal. Habilidade BNCC: EF15EF10.