15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre leitura e escrita nas séries iniciais

1. Leitura Compartilhada de Histórias

A leitura compartilhada é uma atividade fundamental para desenvolver a habilidade de leitura nas séries iniciais. Os professores podem escolher um livro ilustrado e realizar a leitura em voz alta, incentivando a participação dos alunos. Durante a leitura, é importante fazer pausas para discutir as ilustrações e o enredo, promovendo a interpretação e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de permitir que os alunos pratiquem a estrutura narrativa. Os professores podem orientar os alunos sobre como organizar os quadros e diálogos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogo de Rimas

O jogo de rimas é uma atividade lúdica que ajuda os alunos a desenvolverem a consciência fonológica. Os professores podem criar um jogo onde os alunos precisam encontrar palavras que rimam com uma palavra dada. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Produção de Poemas

Os alunos podem ser incentivados a escrever poemas sobre temas que lhes interessam. Os professores podem apresentar diferentes estilos de poesia e discutir suas características. Após a produção dos poemas, os alunos podem compartilhar suas criações com a turma, promovendo a oralidade e a apreciação literária. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Diário de Leitura

Criar um diário de leitura é uma excelente maneira de os alunos registrarem suas impressões sobre os livros que leram. Os professores podem orientar os alunos a escreverem sobre os personagens, o enredo e suas emoções durante a leitura. Essa atividade estimula a reflexão e a escrita crítica. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar histórias que leram ou inventaram. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade, além de promover o trabalho em equipe. Os professores podem ajudar os alunos a desenvolverem os roteiros e a encenação. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Caça-Palavras Temático

Os professores podem criar caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou profissões. Essa atividade ajuda os alunos a expandirem seu vocabulário e a se familiarizarem com novas palavras. Após a atividade, os alunos podem compartilhar as palavras que encontraram. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Leitura de Receitas

Os alunos podem aprender a ler e interpretar receitas simples. Os professores podem trazer receitas de pratos que os alunos conhecem e realizar a leitura em conjunto. Em seguida, os alunos podem preparar as receitas, praticando a leitura e a escrita de forma prática e divertida. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas estudados em sala de aula. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, além de permitir que os alunos expressem suas ideias de forma visual. Os professores podem orientar sobre a organização das informações e a estética do cartaz. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Entrevista com um Autor

Os alunos podem realizar uma entrevista com um autor de livros infantis, seja presencialmente ou virtualmente. Essa atividade proporciona uma experiência enriquecedora, permitindo que os alunos conheçam o processo de criação literária e desenvolvam suas habilidades de questionamento e escuta. Habilidade BNCC: EF15LP10.