15 Ideias de Atividades (BNCC) anos iniciais do ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade que estimula a memória e o vocabulário dos alunos é o Jogo da Memória com Palavras. Os alunos devem criar pares de cartas com palavras e suas definições, promovendo a interação e a aprendizagem colaborativa. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a interpretação de textos.

2. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática que desenvolve a imaginação e a oralidade. Os alunos podem trazer suas histórias favoritas ou criar narrativas próprias, utilizando elementos visuais como desenhos. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que busca desenvolver a expressão oral e a escuta ativa.

3. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos que abordem temas estudados em sala de aula. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de promover a leitura. A habilidade EF15LP03 é contemplada, pois envolve a produção de textos em diferentes formatos.

4. Caça ao Tesouro Literário

Organizar uma caça ao tesouro com pistas baseadas em livros lidos em sala de aula é uma forma divertida de revisar conteúdos. Os alunos devem trabalhar em equipe para resolver enigmas e encontrar o “tesouro”. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP04, que envolve a interpretação de textos literários.

5. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos sobre temas estudados, utilizando recursos como animações ou encenações. Essa atividade estimula a tecnologia e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos em diferentes mídias.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Um jogo de perguntas e respostas sobre conteúdos abordados em aula pode ser uma ótima maneira de revisar o aprendizado. Os alunos podem se dividir em grupos e competir, promovendo o trabalho em equipe. Essa atividade está ligada à habilidade EF15LP06, que envolve a compreensão de diferentes gêneros textuais.

7. Atividades de Leitura Compartilhada

Realizar atividades de leitura compartilhada, onde o professor lê um texto e os alunos discutem suas impressões, é uma prática enriquecedora. Essa abordagem promove a interpretação e a análise crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que busca desenvolver a leitura crítica.

8. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar, onde escrevem sobre eventos da escola, entrevistas e opiniões. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, além de promover o trabalho em grupo. A habilidade EF15LP08 é contemplada, pois envolve a produção de textos informativos.

9. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar histórias, desenvolvendo habilidades de expressão e criatividade. Essa atividade pode ser relacionada a temas estudados em sala de aula e atende à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos dramatúrgicos.

10. Experimentos Científicos

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula pode despertar o interesse dos alunos pela ciência. Os alunos podem registrar suas observações e conclusões, alinhando-se à habilidade EF15CI01, que envolve a investigação e a experimentação.