15 Ideias de Atividades (BNCC) do ensino fundamental 1

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade que estimula a memória e o vocabulário dos alunos é o jogo da memória com palavras. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas definições. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a interpretação de textos.

2. Caça-Palavras Temático

Os alunos podem desenvolver um caça-palavras com temas relacionados ao conteúdo estudado, como animais, plantas ou profissões. Essa atividade ajuda a fixar o vocabulário e está relacionada à habilidade EF15LP02, que aborda a escrita e a leitura de palavras.

3. Produção de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos sobre temas abordados em sala de aula. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que trata da produção de textos orais e escritos.

4. Teatro de Fantoches

Utilizando fantoches, os alunos podem encenar pequenas peças que abordem temas da BNCC. Essa atividade desenvolve a expressão oral e a interpretação, relacionada à habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a criação artística.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como a mistura de cores ou a observação de reações químicas, pode ser uma forma divertida de aprender ciências. Essa atividade se alinha à habilidade EF02CI01, que envolve a investigação e a experimentação.

6. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem trabalhar em grupo para criar um jornal escolar, onde escreverão sobre eventos da escola e entrevistas com colegas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos informativos.

7. Mapa Conceitual

Os alunos podem criar mapas conceituais sobre um tema estudado, ajudando a organizar o conhecimento. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP05, que trata da organização de ideias e informações.

8. Jogos de Tabuleiro Educativos

Desenvolver jogos de tabuleiro que abordem conteúdos de matemática ou ciências pode ser uma maneira lúdica de aprender. Essa atividade se alinha à habilidade EF15MA06, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

9. Atividades de Leitura Compartilhada

Promover sessões de leitura compartilhada, onde os alunos leem em voz alta para a turma, pode melhorar a fluência e a compreensão. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP06, que envolve a leitura de diferentes gêneros textuais.

10. Criação de um Blog da Turma

Os alunos podem criar um blog para compartilhar suas experiências e aprendizados. Essa atividade estimula a escrita e a tecnologia, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que trata da produção de textos digitais.

11. Desenho e Pintura de Temas Históricos

Os alunos podem desenhar e pintar cenas de eventos históricos estudados em sala. Essa atividade desenvolve a expressão artística e está alinhada à habilidade EF15HI01, que envolve a compreensão de eventos históricos.

12. Debates sobre Temas Sociais

Organizar debates sobre temas sociais relevantes pode ajudar os alunos a desenvolverem o pensamento crítico. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15CI02, que envolve a discussão e a argumentação.

13. Criação de um Livro de Receitas

Os alunos podem coletar receitas de família e criar um livro de receitas da turma. Essa atividade promove a escrita e a cultura alimentar, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos descritivos.

14. Experiência de Campo

Realizar uma visita a um parque ou museu pode proporcionar aprendizado prático. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CI03, que envolve a observação e a investigação do ambiente.

15. Criação de um Vídeo Educativo

Os alunos podem produzir um vídeo sobre um tema estudado, utilizando tecnologia para apresentar suas ideias. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos multimídia.