15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o uso dos porquês

1. Debate sobre os porquês da história

Organize um debate em sala de aula onde os alunos possam discutir as razões por trás de eventos históricos significativos. Os alunos devem pesquisar e apresentar suas opiniões sobre por que determinados eventos ocorreram e quais foram suas consequências. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15HI01, que envolve a análise de diferentes contextos históricos e suas implicações.

2. Criação de um mural dos porquês

Peça aos alunos que criem um mural colaborativo onde cada um deve escrever uma pergunta começando com “por que” e, em seguida, apresentar suas respostas. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a curiosidade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP01, que trata da produção de textos e da reflexão sobre a língua.

3. Jogo de perguntas e respostas

Desenvolva um jogo de perguntas e respostas onde os alunos devem responder a perguntas que começam com “por que”. As perguntas podem abranger diversas disciplinas, como ciências, matemática e história. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15CI01, que envolve a investigação de fenômenos naturais e sociais.

4. Redação sobre “Por que é importante?”

Solicite que os alunos escrevam uma redação sobre a importância de um tema específico, utilizando a estrutura de perguntas e respostas. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos argumentativos e a organização de ideias.

5. Entrevista com familiares

Os alunos podem entrevistar familiares ou amigos sobre suas experiências e perguntar “por que” eles tomaram determinadas decisões em suas vidas. Essa atividade promove a oralidade e a escuta ativa, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que trata da interação em diferentes contextos.

6. Análise de textos literários

Escolha um texto literário e peça aos alunos que identifiquem e discutam as perguntas “por que” que surgem ao longo da leitura. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a análise de obras literárias e a interpretação de seus significados.

7. Criação de um podcast

Os alunos podem criar um podcast onde discutem perguntas “por que” sobre temas atuais ou históricos. Essa atividade estimula a pesquisa e a produção de conteúdo em áudio, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção e a análise de diferentes gêneros textuais.

8. Experimentos científicos com perguntas

Realize experimentos científicos onde os alunos devem formular perguntas “por que” antes e depois da atividade. Isso incentiva a curiosidade científica e pode ser relacionado à habilidade BNCC EF15CI02, que envolve a formulação de hipóteses e a investigação de fenômenos.

9. Criação de um diário de perguntas

Incentive os alunos a manter um diário onde registram suas perguntas “por que” ao longo do dia. Essa atividade promove a reflexão e a autoanálise, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05, que trata da produção de textos pessoais e da expressão de sentimentos e pensamentos.

10. Discussão sobre dilemas éticos

Promova uma discussão em sala de aula sobre dilemas éticos, onde os alunos devem justificar suas opiniões com perguntas “por que”. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15ET01, que envolve a reflexão sobre questões éticas e morais em diferentes contextos.