15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a cultura afrodescendente

1. Contação de Histórias Afro-Brasileiras: Promova uma atividade de contação de histórias que explore narrativas de personagens afrodescendentes. Utilize livros como “O Menino que Aprendeu a Ver” de Ruth Rocha. Habilidade BNCC: EF15LP05.

2. Oficina de Música Afro-Brasileira: Organize uma oficina onde os alunos possam aprender sobre ritmos como o samba e o maracatu. Inclua a prática de instrumentos típicos. Habilidade BNCC: EF15AR05.

3. Pesquisa sobre Personalidades Afro-Brasileiras: Proponha que os alunos pesquisem sobre figuras como Zumbi dos Palmares e Maria Firmina dos Reis, apresentando suas contribuições. Habilidade BNCC: EF15HI05.

4. Criação de Painéis sobre a Cultura Afro-Brasileira: Os alunos podem criar painéis informativos sobre a história e a cultura afrodescendente, utilizando recortes e ilustrações. Habilidade BNCC: EF15AR06.

5. Teatro de Fantoches com Temática Afro-Brasileira: Crie um teatro de fantoches que conte histórias da cultura afrodescendente, incentivando a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR07.

6. Atividade de Dança Afro-Brasileira: Realize uma aula de dança que ensine passos de danças afro-brasileiras, como o afoxé e o samba de roda. Habilidade BNCC: EF15AR08.

7. Exposição de Arte Afro-Brasileira: Organize uma exposição onde os alunos possam apresentar obras de arte inspiradas na cultura afrodescendente, discutindo suas influências. Habilidade BNCC: EF15AR09.

8. Debate sobre Racismo e Igualdade: Promova um debate em sala de aula sobre questões de racismo e igualdade, utilizando textos e vídeos como base. Habilidade BNCC: EF15CI05.

9. Visita a Museus ou Centros Culturais: Planeje uma visita a museus que abordem a história afro-brasileira, como o Museu Afro-Brasileiro, para uma experiência prática. Habilidade BNCC: EF15HI06.

10. Criação de um Blog sobre Cultura Afro-Brasileira: Incentive os alunos a criar um blog onde possam compartilhar informações e reflexões sobre a cultura afrodescendente. Habilidade BNCC: EF15LP06.

11. Oficina de Culinária Afro-Brasileira: Realize uma oficina de culinária onde os alunos possam aprender a preparar pratos típicos da culinária afro-brasileira, como o acarajé. Habilidade BNCC: EF15CI07.

12. Jogo de Memória com Personalidades Afro-Brasileiras: Crie um jogo de memória que inclua figuras importantes da cultura afrodescendente, promovendo aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP07.

13. Produção de Vídeos sobre Cultura Afro-Brasileira: Os alunos podem produzir vídeos curtos abordando temas da cultura afrodescendente, utilizando tecnologia para expressar suas ideias. Habilidade BNCC: EF15LP08.

14. Criação de um Mural Coletivo: Proponha a criação de um mural coletivo que represente a diversidade da cultura afrodescendente, utilizando técnicas de pintura e colagem. Habilidade BNCC: EF15AR10.

15. Roda de Conversa sobre Identidade e Cultura: Realize uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas experiências e reflexões sobre identidade e cultura afrodescendente. Habilidade BNCC: EF15CI08.