15 Ideias de Atividades (BNCC) para alfabetizar letrando

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o reconhecimento de palavras. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas respectivas imagens. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a escrita de palavras em contextos significativos.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias é uma excelente maneira de engajar os alunos. Eles podem criar seus próprios fantoches e narrar contos, desenvolvendo a habilidade de EF15LP02, que se refere à produção de narrativas orais.

3. Caça-Palavras Temático

Os alunos podem participar de uma caça-palavras que contenha palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou alimentos. Essa atividade ajuda a desenvolver o vocabulário e está ligada à habilidade EF15LP03, que envolve a identificação de palavras em diferentes contextos.

4. Produção de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre um tema estudado, utilizando palavras e imagens. Essa atividade promove a escrita e a leitura, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

5. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde os alunos possam compartilhar livros que leram. Essa atividade estimula a troca de experiências e a interpretação de textos, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a leitura e a interpretação de diferentes gêneros textuais.

6. Jogo de Rimas

Os alunos podem participar de um jogo onde devem encontrar palavras que rimam. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência fonológica e está relacionada à habilidade EF15LP06, que envolve a identificação de rimas e sons nas palavras.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando diálogos e narrativas. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos narrativos.

8. Atividade de Leitura Compartilhada

Realizar atividades de leitura compartilhada onde o professor lê um texto em voz alta e os alunos acompanham. Essa prática desenvolve a fluência e a compreensão leitora, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que envolve a leitura em voz alta e a compreensão de textos.

9. Jogo de Sílabas

Os alunos podem participar de um jogo onde devem formar palavras a partir de sílabas apresentadas. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência silábica e está relacionada à habilidade EF15LP09, que envolve a identificação e a manipulação de sílabas.

10. Criação de um Dicionário Ilustrado

Os alunos podem criar um dicionário ilustrado com palavras que aprenderam, incluindo desenhos ou recortes. Essa atividade promove a escrita e a leitura, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que envolve a construção de significados a partir de palavras e imagens.