15 Ideias de Atividades (BNCC) para maternal 3

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma excelente forma de estimular a criatividade e a coordenação motora das crianças do maternal 3. Os alunos podem usar tintas não tóxicas e papel em branco para criar suas próprias obras de arte. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG03, que envolve a exploração de diferentes materiais e técnicas artísticas.

2. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação. Os professores podem escolher livros ilustrados e contar histórias de forma envolvente, incentivando as crianças a participarem. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03EF01, que aborda a apreciação e a produção de narrativas.

3. Jogo de Memória com Figuras

Um jogo de memória utilizando figuras de animais, objetos ou personagens pode ser uma forma divertida de trabalhar a memória e a atenção das crianças. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que também ajuda no desenvolvimento da concentração. Essa atividade está ligada à habilidade BNCC EI03EF02, que envolve o reconhecimento de padrões e a memória.

4. Atividades com Massinha de Modelar

Modelar com massinha é uma atividade que promove a criatividade e a motricidade fina. As crianças podem criar formas, animais e objetos, explorando diferentes texturas e cores. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03CG02, que envolve a exploração de materiais para a produção artística.

5. Brincadeiras de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são essenciais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Os alunos podem se dividir em grupos e representar diferentes papéis, como médicos, professores ou animais. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03ET01, que trata da expressão e da representação de experiências.

6. Atividades de Jardinagem

Iniciar um pequeno jardim na escola pode ser uma experiência enriquecedora. As crianças podem aprender sobre plantas, cuidados e o ciclo da vida enquanto se divertem. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03CN01, que envolve o reconhecimento de seres vivos e seus habitats.

7. Jogos de Roda

Os jogos de roda, como “Ciranda Cirandinha”, são ótimos para promover a interação social e a coordenação motora. As crianças podem cantar e dançar em círculo, desenvolvendo habilidades rítmicas e de trabalho em equipe. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03ET02, que envolve a prática de jogos e brincadeiras tradicionais.

8. Atividades de Recorte e Colagem

As atividades de recorte e colagem ajudam no desenvolvimento da coordenação motora e da criatividade. Os alunos podem recortar figuras de revistas e criar colagens temáticas, explorando diferentes combinações. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03CG01, que envolve a produção de obras artísticas utilizando diferentes técnicas.

9. Experimentos Simples com Água

Realizar experimentos simples com água, como misturar cores ou observar objetos que flutuam e afundam, pode ser uma forma divertida de introduzir conceitos científicos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CN02, que envolve a exploração de fenômenos naturais.

10. Dança e Movimento

A dança e o movimento são essenciais para o desenvolvimento físico e emocional das crianças. Os professores podem criar momentos de dança livre ou coreografias simples, estimulando a expressão corporal. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03ET03, que aborda a expressão corporal e a dança.