15 Ideias de Atividades (BNCC) para quinto ano

1. Jogo de Tabuleiro sobre a História do Brasil

Desenvolva um jogo de tabuleiro que aborde os principais eventos da História do Brasil. Os alunos podem criar perguntas e respostas relacionadas a datas importantes, personagens históricos e movimentos sociais. Essa atividade estimula o trabalho em grupo e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15HI01.

2. Produção de Vídeo sobre Sustentabilidade

Os alunos podem produzir um vídeo curto abordando práticas sustentáveis que podem ser adotadas no dia a dia. Essa atividade incentiva a criatividade e a conscientização ambiental. Habilidade BNCC: EF15CI01.

3. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem criar um jornal com notícias sobre a escola e a comunidade. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita, pesquisa e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP01.

4. Experimentos Científicos em Grupo

Realize experimentos científicos simples em grupos, como a criação de um vulcão de bicarbonato de sódio. Os alunos devem registrar suas observações e conclusões. Habilidade BNCC: EF15CI02.

5. Debate sobre Direitos Humanos

Promova um debate sobre os direitos humanos, onde os alunos podem pesquisar e apresentar argumentos sobre temas relevantes. Essa atividade desenvolve a oratória e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15CD01.

6. Mapa Mental sobre a Diversidade Cultural

Os alunos podem criar um mapa mental que represente a diversidade cultural do Brasil, incluindo danças, comidas e tradições. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de informações. Habilidade BNCC: EF15HI02.

7. Produção de Poemas em Grupo

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar poemas sobre temas que abordem suas emoções e experiências. Essa atividade incentiva a expressão artística e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP02.

8. Visita Virtual a Museus

Utilize recursos digitais para realizar uma visita virtual a museus. Os alunos podem fazer anotações sobre as obras e discutir suas impressões. Habilidade BNCC: EF15AR01.

9. Criação de Cartazes sobre Saúde

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre hábitos saudáveis, como alimentação e exercícios físicos. Essa atividade promove a saúde e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15EF01.

10. Contação de Histórias

Organize uma sessão de contação de histórias, onde os alunos podem compartilhar contos que conhecem ou criar suas próprias narrativas. Essa atividade desenvolve a oralidade e a imaginação. Habilidade BNCC: EF15LP03.

11. Criação de um Blog da Turma

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências escolares, projetos e reflexões. Essa atividade estimula a escrita e o uso de tecnologias. Habilidade BNCC: EF15LP04.

12. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Matemática

Desenvolva um jogo de perguntas e respostas que aborde conceitos matemáticos aprendidos ao longo do ano. Os alunos podem criar as perguntas e desafiar uns aos outros. Habilidade BNCC: EF15MA01.

13. Atividade de Leitura Compartilhada

Realize uma atividade de leitura compartilhada, onde os alunos leem em voz alta e discutem o que aprenderam. Essa prática melhora a fluência e a compreensão leitora. Habilidade BNCC: EF15LP05.

14. Criação de um Projeto de Ciências

Os alunos podem desenvolver um projeto de ciências sobre um tema de interesse, apresentando suas descobertas para a turma. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação. Habilidade BNCC: EF15CI03.

15. Oficina de Artesanato com Materiais Recicláveis

Promova uma oficina de artesanato utilizando materiais recicláveis, onde os alunos podem criar objetos úteis e decorativos. Essa atividade incentiva a criatividade e a sustentabilidade. Habilidade BNCC: EF15AR02.