15 Ideias de Atividades (BNCC) geografia 9º ano

1. Mapa Mental sobre a Geografia Brasileira

Os alunos podem criar um mapa mental que represente as principais características geográficas do Brasil, incluindo regiões, biomas e recursos naturais. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF09GE01, que envolve a análise das características do espaço geográfico brasileiro.

2. Estudo de Caso: Desmatamento na Amazônia

Os estudantes devem investigar as causas e consequências do desmatamento na Amazônia. A atividade pode incluir a elaboração de um relatório com dados e gráficos, atendendo à habilidade EF09GE03, que trata da análise de problemas ambientais.

3. Debate sobre Mudanças Climáticas

Promover um debate em sala de aula sobre as mudanças climáticas e suas implicações para o Brasil. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo a habilidade EF09GE04, que envolve a discussão de temas atuais relacionados à geografia.

4. Criação de Infográficos sobre Cidades Brasileiras

Os alunos podem criar infográficos que apresentem dados demográficos, econômicos e culturais de diferentes cidades brasileiras. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF09GE02, que envolve a interpretação de informações geográficas.

5. Análise de Mapas Históricos

Os estudantes devem analisar mapas históricos do Brasil e discutir as mudanças geográficas ao longo do tempo. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF09GE05, que envolve a compreensão da dinâmica do espaço geográfico ao longo da história.

6. Projeto de Sustentabilidade Local

Os alunos podem desenvolver um projeto que proponha soluções sustentáveis para a comunidade local, abordando questões como reciclagem e uso consciente dos recursos. Essa atividade atende à habilidade EF09GE06, que trata da relação entre sociedade e meio ambiente.

7. Estudo de Campo: Análise de Ecossistemas

Realizar uma saída de campo para observar e analisar diferentes ecossistemas na região. Os alunos devem registrar suas observações e relacioná-las com a teoria estudada, alinhando-se à habilidade EF09GE07, que envolve a observação e análise do espaço geográfico.

8. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Geografia

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre geografia, abordando temas como clima, relevo e vegetação. Essa atividade estimula a pesquisa e a memorização, atendendo à habilidade EF09GE08, que envolve a aplicação de conhecimentos geográficos.

9. Produção de Vídeos Educativos

Os estudantes podem criar vídeos educativos sobre temas geográficos, como a importância da preservação ambiental. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF09GE09, que envolve a produção de conteúdos que promovam a conscientização sobre questões geográficas.

10. Análise de Dados Climáticos

Os alunos devem coletar e analisar dados climáticos de diferentes regiões do Brasil, utilizando gráficos e tabelas para apresentar suas conclusões. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF09GE10, que envolve a interpretação de dados geográficos.