15 Ideias de Atividades (BNCC) para futsal

1. Dribles Criativos

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a prática de dribles criativos. Os alunos devem ser divididos em duplas e, em um espaço delimitado, cada um deve tentar realizar o maior número de dribles diferentes, utilizando partes do corpo como pés, joelhos e cabeça. Essa atividade desenvolve a habilidade motora e a coordenação, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF05.

2. Jogo de Passes

O jogo de passes é uma atividade que foca na precisão e na comunicação entre os jogadores. Os alunos devem formar um círculo e passar a bola entre si, aumentando gradualmente a distância. Para tornar a atividade mais desafiadora, pode-se incluir obstáculos ou exigir passes com a parte interna do pé. Habilidade BNCC: EF15EF06.

3. Mini-Torneio de Futsal

Organizar um mini-torneio de futsal é uma excelente forma de aplicar os conhecimentos adquiridos em aula. Os alunos são divididos em equipes e jogam entre si, com um sistema de pontos. Essa atividade promove o trabalho em equipe, a competitividade saudável e a aplicação das regras do jogo. Habilidade BNCC: EF15EF07.

4. Aquece e Alongamento

Antes de iniciar as atividades, é fundamental realizar um aquecimento e alongamento. Os alunos devem ser guiados em uma série de exercícios que ativam os músculos e previnem lesões. Essa prática é essencial para a saúde e segurança dos alunos durante as atividades físicas. Habilidade BNCC: EF15EF08.

5. Circuito de Habilidades

Montar um circuito de habilidades é uma forma divertida de trabalhar diferentes aspectos do futsal. Os alunos passam por estações que incluem dribles, passes, chutes e controle de bola. Cada estação deve ter um tempo determinado, e os alunos devem rotacionar entre elas. Habilidade BNCC: EF15EF09.

6. Jogo de Posse de Bola

O jogo de posse de bola é uma atividade que ensina os alunos a importância da estratégia e do posicionamento em campo. Em um espaço reduzido, as equipes devem manter a posse da bola pelo maior tempo possível, promovendo a troca de passes e a movimentação sem a bola. Habilidade BNCC: EF15EF10.

7. Desafio do Gol

Os alunos devem ser desafiados a marcar gols de diferentes posições e ângulos. Essa atividade ajuda a desenvolver a precisão dos chutes e a compreensão do posicionamento em relação ao gol. Pode-se incluir variações, como chutar com o pé não dominante. Habilidade BNCC: EF15EF11.

8. Jogo de Defesa

Uma atividade que foca na defesa é o jogo de defesa, onde um grupo tenta atacar enquanto o outro defende. Os alunos aprendem a importância do posicionamento defensivo e como recuperar a posse da bola. Essa prática é essencial para o desenvolvimento de habilidades táticas. Habilidade BNCC: EF15EF12.

9. Criação de Jogadas

Os alunos devem ser incentivados a criar suas próprias jogadas. Em grupos, eles podem desenhar estratégias e, em seguida, colocá-las em prática em um jogo. Essa atividade estimula a criatividade e o pensamento crítico, além de promover a colaboração. Habilidade BNCC: EF15EF13.

10. Análise de Jogos

Assistir e analisar jogos de futsal é uma atividade que pode ser realizada em sala de aula. Os alunos devem observar as táticas utilizadas pelas equipes e discutir o que funcionou ou não. Essa prática ajuda a desenvolver o conhecimento teórico sobre o esporte. Habilidade BNCC: EF15EF14.

11. Futsal Adaptado

Promover uma atividade de futsal adaptado é uma forma de incluir todos os alunos, independentemente de suas habilidades. As regras podem ser ajustadas para garantir que todos possam participar e se divertir. Essa atividade promove a inclusão e o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EF15EF15.

12. Treino de Finalizações

Os alunos devem praticar finalizações a partir de diferentes posições no campo. Essa atividade foca na técnica de chute e na precisão, permitindo que os alunos experimentem diferentes formas de marcar gols. Habilidade BNCC: EF15EF16.

13. Jogo de Equipes Mistas

Organizar um jogo de equipes mistas, onde os alunos são divididos aleatoriamente, promove a socialização e a integração entre diferentes grupos. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades sociais e a empatia entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF17.

14. Estudo das Regras do Futsal

Dedicar um tempo para estudar as regras do futsal é fundamental para que os alunos compreendam o jogo. Essa atividade pode incluir quizzes e discussões em grupo, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo. Habilidade BNCC: EF15EF18.

15. Criação de um Diário de Treino

Os alunos podem criar um diário de treino, onde registram suas atividades, progressos e objetivos. Essa prática ajuda a desenvolver a autoconfiança e a responsabilidade, além de permitir que os alunos reflitam sobre seu desempenho. Habilidade BNCC: EF15EF19.