15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física fundamental 2

1. Jogo da Memória com Movimentos Corporais

Esta atividade consiste em criar um jogo da memória utilizando cartões que representam diferentes movimentos corporais, como saltos, giros e corridas. Os alunos devem encontrar os pares de movimentos e, ao fazê-lo, realizar a ação correspondente. Essa atividade promove a memória, a coordenação motora e a compreensão dos movimentos. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organize um circuito com diferentes estações, cada uma com uma atividade física específica, como corrida, abdominais, saltos e exercícios de força. Os alunos devem passar por todas as estações em um tempo determinado. Essa atividade estimula a resistência física e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras Adaptada

Utilize a clássica dança das cadeiras, mas com uma abordagem que inclua movimentos de dança e exercícios de alongamento. Quando a música parar, os alunos devem realizar um movimento específico antes de sentar. Essa atividade promove a coordenação, o ritmo e a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Caça ao Tesouro com Desafios Físicos

Crie uma caça ao tesouro onde os alunos precisam encontrar pistas que os levam a diferentes locais, realizando desafios físicos em cada etapa, como correr, pular ou fazer uma série de exercícios. Essa atividade incentiva a atividade física e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Mini-Olimpíadas

Organize uma competição de mini-olimpíadas com diferentes modalidades esportivas, como corrida, salto em distância e arremesso de peso. Os alunos podem competir individualmente ou em equipes, promovendo o espírito esportivo e a prática de diversas modalidades. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Atividades de Roda de Conversa sobre Esportes

Promova uma roda de conversa onde os alunos podem discutir sobre diferentes esportes, suas regras e a importância da atividade física. Após a conversa, os alunos podem praticar um esporte que foi discutido. Essa atividade estimula o conhecimento e a reflexão sobre a prática esportiva. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Jogos de Tabuleiro com Movimentos

Crie um jogo de tabuleiro onde cada casa representa um movimento físico que os alunos devem realizar ao cair nela. Isso pode incluir exercícios como polichinelos, agachamentos ou saltos. Essa atividade combina diversão com atividade física, promovendo o engajamento dos alunos. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Atividades de Alongamento em Grupo

Realize uma sessão de alongamento em grupo, onde os alunos aprendem a importância do aquecimento e do alongamento antes das atividades físicas. Os alunos podem criar suas próprias sequências de alongamento e apresentá-las. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Jogos de Imitação

Os alunos devem imitar diferentes animais em uma atividade lúdica, como pular como um sapo ou correr como um leão. Essa atividade estimula a criatividade, a coordenação motora e o condicionamento físico. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Atividades de Natação em Grupo

Se houver acesso a uma piscina, organize atividades de natação em grupo, onde os alunos podem aprender diferentes estilos de natação e participar de jogos aquáticos. Essa atividade promove a resistência, a técnica e a segurança na água. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Corrida de Revezamento

Divida os alunos em equipes e organize uma corrida de revezamento, onde cada membro da equipe deve correr uma parte da distância total. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a resistência física. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Atividades de Capoeira

Introduza os alunos à capoeira, ensinando movimentos básicos e a importância da cultura afro-brasileira. Os alunos podem aprender a tocar instrumentos e cantar músicas relacionadas à capoeira. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Jogos de Queimada

Organize uma partida de queimada, onde os alunos devem se movimentar constantemente para evitar serem atingidos. Essa atividade promove a agilidade, a estratégia e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Atividades de Yoga para Crianças

Introduza os alunos ao yoga, ensinando posturas simples e técnicas de respiração. Essa atividade ajuda a desenvolver a concentração, o equilíbrio e a flexibilidade. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Criação de Coreografias em Grupo

Os alunos podem se dividir em grupos e criar suas próprias coreografias, utilizando diferentes estilos de dança. Após a criação, cada grupo apresenta sua coreografia para a turma. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão corporal e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF15.